Centro Comunitário Casa Mateus


Rua América do Norte , 259
CEP 09351-200 - Mauá /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4547-3862
casamateus@terra.com.br
ID: 2284

Globo da Parceria

27/07/2014

Globo da Parceria 1
Globo da Parceria 2
Globo da Parceria 3
1 | 1
Ampliar


Globo da Parceria (tradução do original em alemão - Refere-se à igreja de Obermichelbach).

Ontem (20/07/2014) foi inaugurado um globo em frente a nossa igreja. Ele representa a nossa Parceria com o Centro Social Casa Mateus. Esta tem uma longa história: em 1980 a Comunidade Evangélica de Santo André, -uma metrópole ao sul de São Paulo-, comprou uma pequena casa no meio do Parque das Américas, uma favela no sul da cidade de Mauá. A Igreja foi para a favela, porque as pessoas não conseguiam chegar à Igreja.

Susanne Schwanfelder conviveu com este processo quando morava em São Paulo. Quando retornou à Alemanha, a Escola Secundária de Veitsbronn procurava um Projeto Social para apoiar. A Casa Mateus era o Projeto adequado. Na escola se organizava a cada ano um Bazar de Quaresma no qual foram coletados vários mil Euros. Estes eram levados, quando dava, por pessoas amigas para o Brasil.

Ao longo do tempo, todos os pastores de Santo André nos visitaram e apresentaram relatos de seu trabalho. Foi uma troca muito enriquecedora.

21 anos mais tarde, a Escola se decidiu por outro Projeto Social. Esta quebra foi muito sentida pela Casa Mateus, pois ela (como sempre) tem grandes dificuldades financeiras. É verdade que o município também apoia o trabalho, mas o envio de recursos eram irregulares, pois as exigências para uma ajuda mudam com frequência.

Então formou-se em Obermichelbach um pequeno grupo de trabalho que criou uma nova Parceria entre ambas Comunidades. Há pouco nos visitou o atual pastor de Santo André Carlos Musskopf junto com uma Orquestra Jovem de alto nível, que nos brindou com um Concerto tocante. A Parceria se aprofundou. Assim, entramos num nova e diferente fase do trabalho em conjunto. Ele dá aos colaboradores da Comunidade e da Casa Mateus muita força e coragem para enfrentar os grandes problemas sociais e tirar as famílias da situação de vulnerabilidade social. Nunca devemos menosprezar a esperança que é brindada através desta Parceria. Nossos irmãos e irmãs em Mauá precisam dela com urgência.

Estamos, pois, diante do globo. Por que fizemos este globo? Nós queremos tornar visível a Parceria com a Casa Mateus. O ano todo devemos ficar olhando para ele, nos motivar e lembrar que nossos Parceiros em Mauá estão ligados a nós, e nós os temos à vista. Ele mostra uma corrente humana dourada, que se estende sobre a terra concretamente de Obermichelbach até São Paulo seguindo de volta até aqui (Obermichelbach). Nós trabalhamos de diversas formas e cada sugestão da criação encontrou um lugar no globo. Diversos talentos, diversos jeitos de trabalhar e sugestões conduziram a um todo maravilhoso. E assim deve ser entre São Paulo e Obermichelbach. Nós desejamos o apoio de muitos, para que a Casa Mateus possa continuar estando ao lado das pessoas menos favorecidas.
Nós precisamos de sinais visíveis para tudo que fazemos – por isso está aí o Globo da Parceria visível para todos.


 

Deus não se afasta de ninguém, pois está em toda a parte.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br