Carta da Presidência da IECLB sobre o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022

A coleta de dados para o Censo Demográfico do IBGE iniciou na última segunda-feira. É importante informar corretamente o nome e a sigla de nossa igreja

04/08/2022

O Censo é a mais ampla pesquisa sobre a população brasileira do IBGE e é feita mediante visita ou coleta de informações em todos os domicílios do país. Previsto para ser realizado a cada dez anos, o Censo foi suspenso em 2020 por causa das restrições da pandemia, mas as pesquisas foram retomadas em 2022 e serão realizadas até outubro deste ano.

Para que serve a pesquisa?

A pesquisa realiza uma fotografia detalhada dos brasileiros ao realizar perguntas sobre idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outros. Essas informações são utilizadas por diferentes instituições e organizações sociais como base para formulação de políticas públicas em áreas como saúde e educação até segurança pública, planejamento urbano, transferências de renda e saneamento básico, por exemplo. Neste sentido, a IECLB motiva a receber em seus lares as pessoas recenseadoras, devidamente identificadas.

De forma especial, é importante dar a devida atenção para a pergunta relacionada à religião ou culto. Esta pergunta será feita por amostragem e envolve apenas 5% dos domicílios. Isto significa que a maioria das pessoas não precisará responder.
Quando a pergunta for feita, o programa do Censo oferece uma listagem de aproximadamente 25 Igrejas que usam a denominação “luterana” em seu nome.
Nesta lista, a IECLB está descrita da seguinte forma: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil / IECLB.

Outros nomes, mesmo que semelhantes, não darão indicativos exatos no que se refere ao pertencimento à IECLB. É fundamental orientar os membros das Comunidades a indicar a abreviação “IECLB” na resposta à pergunta por religião ou culto. Junto com a orientação, é preciso ressaltar que a pergunta é feita por amostragem e a maioria das pessoas não precisará responder.

A referência à IECLB no Censo do IBGE é uma forma de testemunho e uma possibilidade de dar visibilidade à nossa Igreja. Agradecemos a motivação e orientação aos nossos membros.

Fonte: Portal Luteranos
 

COMUNICAÇÃO
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br