Sínodo Brasil Central



SQS 104 bloco G ap. 501
CEP 70343-070 - Brasília /DF - Brasil
Telefone(s): (61) 3532-5407
brasilcentral@luteranos.com.br
ID: 5

21ª Assembleia Sinodal - Sínodo Brasil Central

19/09/2020

WhatsApp Image 2020-09-19 at 16.16.58.
WhatsApp Image 2020-09-19 at 17.43.02.
WhatsApp Image 2020-09-19 at 17.43.03.
1 | 1
Ampliar

Mensagem da XXI Assembleia Sinodal do Sínodo Brasil Central

Lideranças comunitárias, representantes de setores de trabalho, ministras e ministros do Sínodo Brasil Central se reuniram pela da plataforma online zoom, no dia 19/09/2020 na XXI Assembleia Sinodal, não realizada no mês de junho, conforme prática usual no SBC, em função da pandemia do novo coronavírus, que transformou radicalmente a vida há mais de seis meses, no Brasil. Com a participação do Pastor Primeiro Vice Presidente da IECLB, Odair Airton Braun, e do Secretário Geral da IECLB, Pastor Marcos Bechert, delegadas e delegados de nove Estados e do DF, superaram dificuldades e, pela primeira vez na história do Sínodo, acolheram o desafio de encaminhar as demandas para desenvolvimento da missão na área geográfica de sua competência, forma remota por meio eletrônico. Experiência marcante, vivenciada a partir de esforço, paciência, perseverança e alegria das delegadas e dos delegados.

A vivacidade do compromisso missionário, representado pelas águas do Batismo e pelo sopro do Espírito Santificador, promoveu movimento de vida pelo anúncio e pela vivência do evangelho de Jesus Cristo, mesmo diante dos tempos adversos da pandemia. Movimento de vida que se solidariza com a morte de mais de 135 mil pessoas, até o presente momento, no Brasil. A missão da igreja cristã não cessou diante da COVID19. Pelo contrário, sob condução do Espírito Santo, pessoas ordenadas e não ordenadas, lideranças das comunidades de fé, comprometidas com a Palavra de Deus, se reinventaram e se dedicaram para que as orientações e as promessas do Deus da Vida estivessem presentes e atualizadas nas mentes e nos corações de filhas amadas e filhos amados.

Neste movimento missionário, a XXI Assembleia Sinodal ouviu o relatório de trabalho da Pastora Sinodal, que demonstrou a intensidade das vivências comunitárias no SBC, antes e durante a pandemia. Outrossim, a Assembleia tomou conhecimento dos relatórios compartilhados por coordenações, setores de trabalho e representações que confirmaram envolvimento de ministras, ministros e lideranças para favorecer a missão da Igreja. E, foi convidada a meditar nas pregações do culto de abertura, proferida pela Pastora Sinodal, e de encerramento, proferida pelo Pastor Primeiro Vice Presidente da IECLB, ambas apontando para o novo nascimento pelo Batismo e a vocação de cada pessoa batizada.

A XXI Assembleia Sinodal acolheu a nova composição do Conselho Sinodal, que em função de recente alteração do Estatuto, terá mandato de quatro anos; deu posse dando posse à nova Diretoria do Conselho; apreciou a prestação de contas do exercício contábil do Sínodo, encaminhou a elaboração do orçamento para 2021; elegeu novo Conselho Fiscal do Sínodo para o período 2020-2022; elegeu o pastor Carlos Alberto Radinz como Vice Pastor Sinodal, para o período 2020-2022, o qual foi investido na função pelo Pastor Primeiro Vice Presidente.

Pessoas amadas por Deus, perdoadas e reconciliadas em Jesus Cristo e, no Batismo, mobilizadas pelo Espírito Santo para dar frutos do amor, membros doas Comunidades do Sínodo Brasil Central representam a comunhão viva e atuante que irradia a luz de Cristo no mundo e ajuda a edificar no chão desta terra pequenas – porém, vigorosas – expressões do céu. Neste sentido, e em profunda compaixão – gerada pelo vínculo com a boa criação de Deus – delegadas, delegados, ministras e ministros do Sínodo Brasil Central manifestam sofrimento diante das ofensivas à vida que estão sendo causadas através das queimadas das florestas brasileiras. Comprometidas com a proteção e com a restauração da vida, membros do Sínodo Brasil Central clamam ajuda de Deus, se comprometem no cuidado da natureza e exigem dos órgãos competentes ações que coloquem fim às queimadas das florestas brasileiras e a matança de animais e que garantam proteção da diversidade de biomas existentes no Brasil.

A comunhão das pessoas santificadas em Cristo Jesus fortalece, anima e restaura o sentido da vida, rompendo com a acomodação ao mundo e “transformando-se pela renovação das mentes” (Rm 12.2a). É símbolo da vida que resiste diante das forças de morte do mundo. É a Páscoa, a presença do Cristo vivo, que colocou em movimento missionário e em defesa da vida, e ocorre reiteradamente, todos os dias, através das pessoas que creem. Conectadas e conectados com o Salvador, produzimos os frutos do amor e transbordamos a novidade de vida.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br