IECLB e Associação Vida Digna - AVIDI



ID: 2307

Blumenau sedia simpósio sobre idoso

26/08/2004

Nos dias 19 a 21 de agosto aconteceu no Lar Elsbeth Koehler, em Blumenau, o 23º Simpósio de Ancionatos e a 3ª Convenção da Associação Vida Digna (Avidi). O evento reuniu mais de 40 pessoas para discutir assuntos que promovam a vida plena junto ao idoso. O simpósio abordou temas como: Atividade Física - Qualidade de Vida ( Dr. Marcus Serafim), Direitos do Idoso, Medicina do Trabalho (Dr. Marcelo Murilo da Rosa) e Alternativas para Entidade de Interesse Público (Dr. Nazareno Schmoeller). Na abertura, a meditação ficou por conta da Pastora Sinodal Mariane Beyer Ehrat e do Pastor Valmor Weingartner. 

“A caminhada em conjunto com outros lares é muito importante porque há uma troca de experiências”, comenta a Diácona Hildegard A. Mathies, diretora do Lar Elsbeth Keller que acrescenta ainda a necessidade da discussão de soluções e de leis que tornam os projetos diaconais uma realidade. 

A Associação Vida Digna é uma organização nacional de ancionatos que se reúne uma vez por ano em um simpósio e convenção, onde são discutidos assuntos de interesse da entidade, além das oficinas e palestras de especialistas. O presidente da associação é o P. Hans Burger. Neste ano aconteceu a 3ª edição da convenção, onde estavam em pauta assuntos como regulamentos, normas, rotinas, contratos entre moradores e lares, além da abordagem de questões ligadas a acompanhantes particulares de idosos. Dentre os assuntos deliberados ficou decidido que o mandato da atual diretoria será prolongado por mais seis meses em função de se pretender oficializar a associação e os estatutos.

O encontro aconteceu num clima fraternal, de cooperação e de transparência entre os representantes dos diversos lares do Brasil. Ficou clara a necessidade da união de esforços na busca de soluções para problemas e dificuldades de cada entidade integrante da associação. “As realidades são bem distintas, mas não são barreiras para uma caminhada em conjunto”, conclui a D. Hildegard A. Mathies.

Fonte: Tobias Mathies - Assessor de Comunicação
 

O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br