A origem do reino de Deus

Publicação

26/03/2021

 

O Reino de Deus foi o tema central da pregação de Jesus. Embora o Reino seja eterno, o seu conceito de Reinado tem uma origem na história, de onde Jesus certamente extraiu a sua mensagem de Deus. Não é ocasional que o conceito do Reinado de Deus tenha origem no mais importante ato redentor de Deus na história do povo de Israel: o êxodo. O contexto do surgimento desse testemunho é central para compreender o Reino de Deus, sua origem e seu propósito, desde o êxodo até Jesus. Essa é uma chave que abre a porta da compreensão dos dois grandes temas do Reino de Deus: liberdade – com o êxodo; vida – com a obra de Jesus.

O Reino de Deus foi o tema central da pregação de Jesus. Com essa mensagem Jesus mostrou que o Reino de Deus, antes revelado pelas ações salvíficas de Deus na história, agora se aproximou. Essa boa notícia, anunciada por João Batista e por Jesus, é continuação do testemunho de fé do Antigo Testamento (Mateus 3.1; 4.17).

Embora o Reino seja eterno, o seu conceito de Reinado tem uma origem na história, de onde Jesus certamente extraiu a sua mensagem de Deus. Então qual a origem da mensagem do Reino de Deus no Antigo Testamento? A primeira vez que o tema do Reinado de Deus aparece na Bíblia Hebraica é no livro do Êxodo, após a libertação dos escravos hebreus do Egito. Ali os hebreus entoaram um cântico de liberdade, onde surge, pela primeira vez, o testemunho: “Iahweh reinará para sempre” (Êxodo 15.18). Não é ocasional que o conceito do Reinado de Deus tenha origem no mais importante ato redentor de Deus na história do povo de Israel: o êxodo.

O contexto do surgimento desse testemunho é central para compreender o Reino de Deus, sua origem e seu propósito, desde o êxodo até Jesus. Essa é uma chave que abre a porta da compreensão dos dois grandes temas do Reino de Deus: liberdade – com o êxodo; vida – com a obra de Jesus. Essas palavras condensam as ações de Deus e o seu Reinado no passado, no presente e no futuro, quando aquela salvação que surgiu no Êxodo se adensou com a proclamação e a obra de Jesus na cruz. Um dia será completa e plena em tudo e em todos.

Editora Sinodal
Categoria: Teologia Bíblica, Religião
Autor: Tiago Samuel Carvalho
16 x 23 cm
304 páginas

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ninguém pode louvar a Deus a não ser que o ame.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br