Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 816

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 16:13

Vai e Vem

Fé - Gratidão - Compromisso

O tema Fé, Gratidão e Compromisso tem a sua história na IECLB. Ele surge para motivar o exercício da sustentabilidade da Comunidade por parte do Sacerdócio Geral. No início, sustentabilidade era considerado sinônimo de contribuição financeira. Sob os impulsos do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), que afirma sustentabilidade é estabelecer condições para sustentar a Ação Missionária por meio de recursos financeiros, estruturais e humanos, essa compreensão foi ampliada.

Considerando que, na IECLB, tudo está a serviço da Missão de Deus, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem nos convida, a partir da chamada Fé - Gratidão - Compromisso, a refletir, articular e desenvolver Ações de Missão, bem como ofertar para o sustento das mesmas. Tudo isto está sob o entendimento que a Missão de Deus é que cria a corrente da fé, que leva à gratidão e ao compromisso. Desta forma, buscamos fortalecer o Tema da IECLB para 2018: Igreja, Economia, Política, na certeza que tudo acontece na presença daquele que diz: Eu sou o SENHOR, teu Deus (Ex 20.2a).

A fé que nasce do amor

A carta aos Hebreus (11.6a) diz: Sem fé ninguém pode agradar a Deus. Essa fé não é obra nossa. Essa fé que confia em Deus surge da própria iniciativa de Deus. Ele vem e manifesta o seu amor a toda a Criação, sem que esta o mereça, e esse amor nos alcança de forma incondicional e desinteressada. A isto chamamos Graça. Esse Amor-Graça desperta em nós a fé (uma confiança em Deus), que nos impulsiona a receber, abraçar e aceitar Deus e o seu amor. Assim, pela fé, abraçamos o abraço de Deus, que acolhe, aceita, perdoa, restaura e nos coloca no caminho do discipulado de Cristo

Que possamos reafi rmar uma vida de Fé, Gratidão e Compromisso, cujo resultado será: uma Igreja de Comunidades mais atrativas, inclusivas e missionárias, que acolhem os desafios da fé cristã para os #outros500 anos!

É a fé que acolhe a Palavra que vem de Deus como luz que orienta o nosso viver. É a fé que nos faz acreditar na bondade de Deus, apesar das adversidades da vida. É a fé como confiança que molda a nossa vida como gratidão a Deus e compromissocom este mundo, a partir dos valores que surgem do Evangelho.

A gratidão que vem da fé

O conselho apostólico orienta: Agradeçam sempre todas as coisas a Deus (Ef 5.20). A vida cristã está orientada pela gratidão, que se dirige primeiramente a Deus, no contexto de culto e louvor, por tudo aquilo que Ele fez, faz e fará em favor de nós. Por que a fé que confia leva-nos à gratidão? Porque a gratidão fortalece o reconhecimento e a humildade que desenvolvem a confiança em Deus.

O reconhecimento que tudo vem da mão de Deus afugenta o orgulho e o egoísmo. A humildade protege contra a soberba e a arrogância. Em outras palavras: só quando deixamos Deus ser Deus é que o ser humano pode exercer a sua humanidade em plenitude.

O Compromisso que vem da fé

A fé que confia nos faz conscientes da realidade mais fundamental do nosso viver: fazemos parte de uma rede inevitável de interações. A pergunta do Criador Onde está o seu irmão? (Gn 4.9) e o Mandamento de Cristo de amar as outras pessoas como amamos a nós mesmos (Mc 12.33) tornam, cada um e cada uma de nós, ‘guardas’ do nosso próximo, o que abrange a responsabilidade para com o contexto.

A fé que nasceu da Graça nos faz confiar em Deus e nos torna discípulos e discípulas de Cristo. O discipulado envolve a vida toda com a Missão de Deus, Missão que Jesus Cristo definiu como engrandecimento da vida ou como a promoção de uma vida abundante (Jo 10.10). 

Mensagem da Presidência | Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem - 2018

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br