Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 791

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 01:23

Vai e Vem - Testemunho

FORMAÇÃO cristã

   “Com certeza, o Espírito de Deus agiu entre nós. A gente não consegue determinar onde, como e quando Ele age, mas, a partir do Credo Apostólico, temos o critério da santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, como lugar da sua ação. A pomba não pousa em animal assustado, mas em telhado que abriga a ordem da vida”, a rmou o P. Me. Leonídio Gaede, Ministro na Paróquia Vale Três Forquilhas, no Sínodo Rio dos Sinos.

   Quando retornamos de uma viagem sem acidentes, chegamos sem assunto? O que acontece quando estoura um pneu e o carro quase capota? Quando tudo continua bem conosco, não há motivo de fala? Neste ano, durante a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, que ocorre de Pentecostes a setembro de cada ano, vamos abrir espaço em cada culto para quem quiser falar sobre um bem que recebeu de Deus. Esta foi parte da motivação da Vai e Vem na Paróquia no Vale Três Forquilhas, com sede em Itati/RS, onde a Campanha arrecadou 3 reais por pessoa, considerado bom, por isso é coerente um testemunho.

   Então, apresento o que poderiam representar as duas pernas de uma boa Campanha de Ofertas para a Missão.

   Perna esquerda do coração - O que vocês andam conversando? O representante da Paróquia no Conselho Sinodal voltou convicto de que a Vai e Vem na Paróquia andou fraca nos últimos anos. Deve ter acontecido uma boa conversa sobre a Campanha Vai e Vem no Conselho. Isto desencadeou conversas sobre o assunto entre integrantes da Diretoria e o Pastor, no Presbitério, nos cultos e nos programas de rádio.

   Um dos fundamentos dessas conversas foi que um dos eixos transversais do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) ensina que, na Comunidade, todos as ações devem ser atravessadas por atos de formação cristã, por isso, se alguém faz um convite para almoço, nele consta um versículo bíblico.

   Por que a Diretoria não deve simplesmente tirar dinheiro do caixa e enviar para a Campanha Vai e Vem? Porque nisso não há formação cristã! Um dos objetivos da Campanha é justamente a formação da Comunidade para a missão da Igreja. Não basta ‘escapar do gato’. Alguém precisa pendurar o sino no pescoço dele. Não basta enviar o dinheiro ao Sínodo. A Comunidade precisa conversar sobre a sua natureza missionária.

   Perna direita que puxa a frente - a transparência é uma grande aliada da missão. É por isso que os cultos realizados entre Pentecostes e o final de setembro incluíram a oração em favor dos campos de missão da IECLB, a divulgação do ‘placar’ (total parcial arrecadado) da Campanha na Paróquia, associação do ato de ofertar com o gesto ir ao altar e testemunhar uma boa ação de Deus na minha vida e pegar, na mesa ao lado, mais material para a Campanha Vai e Vem (adesivos, envelopes, folhetos, etc).

   Ofertar tornou-se um rito de apoio à missão durante o culto!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br