Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 799

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 11:30

Vai e Vem - Coluna

Comunidades Missionárias IV - A Liturgia / O Culto

   Segundo o Plano de Ação Missionaria da IECLB (PAMI), o Culto é a última dimensão da missão integral. Celebramos Culto porque entendemos que há um Deus amoroso querendo nos encontrar. Isso significa que a essência do Culto é um encontro motivado pelo amor.

   Assim sendo, no Culto, por amor, Deus nos acolhe e nos aceita em nossa culpa e fragilidade. Este acolhimento nos fortalece e nos anima na caminhada. Ao celebrarmos o Batismo, compreendemos o seu amor incondicional nos alcançando. Por amor, Deus nos orienta pela sua Palavra pregada, fazendo-nos compreender a sua vontade para a nossa vida. Por amor, Deus se dá a nós na celebração da Ceia do Senhor. Assim, nos sentimos ligados e alimentados por Ele. Por amor, Ele ouve a nossa oração e a intercessão pelos que sofrem, unindo-nos em uma Comunidade solidária. Por amor, Deus nos envia a servirmos à causa do Reino em nosso dia a dia. Ele mesmo vai conosco nesta caminhada nos fortalecendo e guiando.

   No fundo, o Culto é o centro da vida comunitária e da fé das pessoas luteranas, do qual recebe conforto e novos impulsos para a vida. O Culto também é uma experiência de comunhão. O Culto feito em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo nos une a toda cristandade de todos os tempos e nos coloca sob um mesmo espírito. Em resumo, o Culto de uma Comunidade missionária fará de tudo para oportunizar o encontro com Deus e a comunhão que acolhe, consola, restaura, nutre e envia ao mundo. 

P. Dr. Pedro Puentes
Secretário de Missão
Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br