Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 798

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 09:46

Vai e Vem - Coluna

Construindo comunidades missionárias III - A Diaconia

   Segundo o Plano de Ação Missionaria da IECLB (PAMI), a diaconia é uma das quatro dimensões da missão integral. Ela surge do Deus que nos serve em Jesus Cristo. Isso significa que o nosso servir e todas as nossas ações são frutos do amor de Deus em nós.

   Em que consiste especificamente a ação diaconal? Consiste, principalmente, em se colocar ao lado das pessoas que sofrem e precisam de atenção. Em questionar situações de injustiça, opressão e exclusão. Em promover ações efetivas para que haja espaços de perdão, cura, restauração, transformação, reconciliação, justiça, paz, prática do amor, bem como de luta contra toda forma de opressão, com vistas à recuperação da autonomia e dignidade da pessoa. A Comunidade missionária em seu serviço diaconal ultrapassa fronteiras servindo a todas as pessoas. 

   A relevância da diaconia, como o agir em nome de Deus, não pode ficar na vontade ou no discurso. Para tanto, a Comunidade missionária precisa planejar, coordenar, acompanhar e avaliar o seu serviço, as suas ações ou iniciativas diaconais. Necessita identificar e valorizar os dons das pessoas que integram a Comunidade e ajuda para que sejam desenvolvidos em função do serviço, isto com a finalidade de tornar-se Comunidade solidária, terapêutica, curadora, transformadora.

   Servir ao mundo, engajandose na vida social, colocando-se ao lado das pessoas em situações de conflito e sofrimento sociais, culturais, econômicos, espirituais ou psíquicos, é servir a Deus e oportunizar que Ele atue junto às pessoas. Isso é uma bênção!

   Vivamos, pois, a alegria do servir!

P. Dr. Pedro Puentes
Secretário de Missão
Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br