Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 797

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 08:16

Vai e Vem - Coluna

Comunidades Missionárias II - A Comunhão

   Segundo o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), a comunhão é uma das quatro dimensões da missão integral. Essa comunhão é partilha, primeiro, da graça (do amor) e das dádivas divinas, depois, de tudo que somos e temos, incluídos bens materiais, tempo, dons e capacidades. É a vivência concreta do sacerdócio cristão, em que nos tornamos pessoas que servem mutuamente, em especial àquelas mais necessitadas.

   Temos algum modelo de comunhão? O Deus Trino (Pai, Filho e Espírito Santo), comunhão viva e relacional movida pelo amor incondicional, molda a comunhão. Isso significa que a comunhão cristã acolhe, integra, inclui, valoriza, respeita, considera, cuida e pratica a hospitalidade, entre outras coisas. Tudo isso sem considerar a origem racial, cultural, social, de gênero, tampouco o ganho ou o interesse.

   Para que precisamos de comunhão? A comunhão em uma Comunidade é a forma visível que temos de mostrar que somos parte do Corpo de Cristo. Também precisamos de comunhão para a valorização da pessoa e dos seus dons, a promoção do desenvolvimento pessoal e espiritual que tem como objetivo o serviço à Missão de Deus no mundo. 

   Isso significa que a forma como vivemos a comunhão na Comunidade é essencial e deve ser cuidada. Neste contexto, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem motiva-nos a refletir e avaliar os nossos espaços de vida comunitária: eles são indiferentes, carregados de passividade e distanciamento ou participativos, envolventes e respeitosos? 

   O desafio é que o amor de Deus seja o que determina o relacionamento das pessoas. Quando assim fazemos, afirmamos: a missão de Deus NÃO está à venda!

P. Dr. Pedro Puentes
Secretário de Missão
Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br