Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 848

Domingo, 19 de Maio de 2024

Porto Alegre / RS - 18:28

Unidade

Serviço às pessoas e ao mundo (parte 1/2* )

A Coordenação de Diaconia e Inclusão impulsiona o seu trabalho com base na compreensão que a Comunidade Missionária é aquela que serve às pessoas e ao mundo em gratidão a Deus pelo seu amor e acolhimento e porque o próprio Cristo chama para dar continuidade a este serviço de amor – Como eu vos fiz, façais também (PAMI, p. 46).

Nesse sentido, a Coordenação promoveu várias ações, em parceria com o Conselho Nacional de Diaconia, os Sínodos e as Instituições diaconais, com vistas a contribuir com a execução das Metas Missionárias 1, 2, 3 e 4, entre elas:

- Capacitação de lideranças, Ministros e Ministras para promover a inclusão da diversidade, a convivência e a valorização da pessoa idosa, além de ações de cuidado e autocuidado.

- Finalização da formação em Psicotraumatologia, em outubro/2018: três Trauma-terapeutas e 20 Trauma-consultores e Trauma-consultoras, que atuam, principalmente, em Instituições Diaconais, mas que têm realizado atividades em outros espaços na IECLB e na sociedade.

- Finalização da formação em Técnica de Redução de Estresse (TRE). Capacitação de 18 pessoas como facilitadoras que atuam em Instituições Diaconais e em Comunidades.

- Realização do Seminário Nacional de Diaconia, sob o tema Diaconia e Reino de Deus. Participaram Pastores e Pastoras Sinodais, membros do Conselho Nacional de Diaconia (Conad), Rede de Diaconia, Comunhão Diaconal (COD), Casa Matriz de Diaconisas (CMD), Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Faculdades EST e representantes sinodais. Dentre os resultados estão a articulação de ações com imigrantes e pessoas refugiadas e o apoio à formação diaconal para o Ministério com Ordenação.

- Gestão e promoção da Rede de Diaconia, em parceria com a FLD, com a realização do 2° Encontro Nacional da Rede de Diaconia, com a aprovação do projeto político-pedagógico.

- Confecção do Livro de Canto da IECLB em Braile. Com recursos das ofertas para o trabalho com pessoas com deficiência, foram contemplados uma estudante de Teologia e dois adolescentes participantes do Ensino Confirmatório.

A profunda mudança do contexto, causada pelo Covid-19, impossibilitou encontros presenciais, exigindo a adequação do Planejamento.

A reunião anual do Conad, prevista para março/2020, que seria seguida pelo Seminário sobre Diaconia e Diversidade Étnica, precisou ser transferida em função da pandemia. Na impossibilidade de realizar o encontro presencial, o Conselho se reuniu na modalidade digital, em abril, para partilhar as ações diaconais que as Comunidades estão desenvolvendo e refl etir sobre o que ainda precisa ser feito e fortalecido.

Adicionalmente, foi realizado um encontro de formação online sobre o tema Diversidade Étnica. Este encontro teve como objetivo fortalecer a reflexão e as ações das Comunidades sobre a temática e, desta forma, contribuir com o Planejamento Missionário, mais especifi camente em relação à Área de Prioridade Valorização da Diversidade, vinculada à Meta Missionária 3, e à Área de Prioridade Justiça Econômica, Racial e Socioambiental, vinculada à Meta Missionária 4.

* Continua na página 15.

Coordenação de Diaconia e Inclusão da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha.
Filipenses 2.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br