Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 845

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 09:37

Unidade

Lema Bíblico do Ano - 2021- Eis que faço novas todas as coisas (Ap 21.5)

O Tema da IECLB para 2021 é Viver o Batismo: dons a serviço. Este Tema faz pensar: Como podemos viver o Batismo? O que significa colocar dons a serviço? Na Editoria Estudos Bíblicos (contracapa), compartilhamos o Texto-base da Presidência sobre o Tema do Ano. Aqui, na Editoria Unidade, oferecemos a contextualização do Lema e convidamos para refletir sobre estas e outras questões fundamentais da vivência cristã e da vida comunitária.

O Lema Bíblico de 2021 é a grande promessa de Deus para o futuro: Eis que faço novas todas as coisas, de Apocalipse 21.5. As esperanças humanas estão reunidas e direcionadas para o ‘novo céu’ e para a ‘nova terra’ que estão sendo criados por Deus desde a ressurreição de Jesus. Passamos a fazer parte desta nova realidade pela fé e pelo Batismo quando ‘renascemos para uma viva esperança’ (1Pe 1.3). Ao viver o Batismo, vivemos a esperança no horizonte deste futuro que Deus está criando.

Nos dois últimos capítulos do Apocalipse de João (21-22), são descritos o fim e o objetivo da história do mundo. O apóstolo Paulo ainda se referia a este cenário do futuro de Deus como algo encoberto: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam (1Co 2.9). Agora, o apóstolo João ouve da boca de Deus o que Ele diz a respeito do futuro: Eis que faço novas todas as coisas.

O ressurreto abre os olhos e os ouvidos de João para que ele contemple o ‘novo céu e a nova terra’: E vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, preparada como uma noiva enfeitada para o seu noivo. Então ouvi uma voz forte que vinha do trono e dizia: — Eis o tabernáculo de Deus com os seres humanos. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles e será o Deus deles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima. E já não existirá mais morte, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que estava sentado no trono disse: — Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: — Escreva, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras. Disse-me ainda: — Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. O vencedor herdará estas coisas, e eu serei o Deus dele e ele será o meu filho (Ap 21. 1-7).

Quando Deus diz a João: Eis que faço novas todas as coisas, Ele próprio se apresenta como o autor do novo! O novo vem por exclusiva vontade e ação divinas. Não emerge da terra – vem do céu! O novo surge quando o céu toca a terra – o que nos faz lembrar a fonte do novo: Jesus Cristo. Nele a nova vida proveniente de Deus tornou-se visível, realidade em nós, entre nós – o céu na terra! O anseio pelo novo revela-se como desejo pela presença, pelo relacionamento íntimo com Deus, a fonte da vida. Garantia para a realização plena desta promessa é a fidelidade do Deus eterno e a verdade da sua Palavra.

Para melhor compreender este cenário de tirar o fôlego que se revela diante de João, vale estudar cada versículo deste texto. Então, acesse o Caderno de Estudos, disponível no Portal Luteranos, na página do Tema 2021. Aproveite para conhecer os materiais produzidos pela Igreja especialmente para o Tema do Ano!

* Autoria do P. Dr. Paulo Afonso Butzke, Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB

Meditação sobre o Lema Bíblico 2021* | Caderno de Estudos do Tema e Lema do Ano - 2021 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br