Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 822

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 02:38

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Fortalecimento da Ação Comunitária (parte 1/2)

A Secretaria da Ação Comunitária (SAC) coordena as iniciativas de articulação, formação, gestão e produção voltadas para fomentar os trabalhos dos diversos grupos comunitários e para fora deles, incluindo iniciativas de ação diaconal, defesa de direitos e cuidado com a Criação.

A maioria das ações está organizada no Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária, coordenado pelo Secretário da SAC, P. Dr. Mauro Souza, que conta com uma equipe formada pelas Catequistas Daniela Hack, Dra. Erli Mansk e Maria Dirlane Witt, pelas Diáconas Ma. Carla Jandrey e Simone Voigt, pela Pastora Carmen Siegle e pela Musicista Dra. Soraya Eberle.

O Programa tem por objetivo: articular, qualificar e fortalecer a Ação Comunitária para o pleno exercício do Sacerdócio Geral, vivenciado a partir de Comunidades celebrativas, inclusivas, cuidadoras e proféticas – Comunidades fortes e atuantes na Missão.

O Programa de Fortalecimento da Ação Comunitária trabalha com sete eixos: 1) Fomento a Comunidades celebrativas, 2) Educação Cristã Contínua para todas as fases da vida, 3) Valorização do protagonismo juvenil, 4) Testemunho diaconal, de inclusão e de acessibilidade, 5) Formação e ação em torno do tripé gênero-gerações-etnias, 6) Justiça ambiental e 7) Articulação e acompanhamento aos diversos Conselhos Nacionais Assessores da Direção da IECLB.

O eixo Comunidades celebrativas objetiva atender ao compromisso da Missão da Igreja no testemunho do Evangelho de Cristo, por meio da Liturgia, da Homilética, da Música, da Comunicação, enfim, do Culto. Liturgia é um das quatro dimensões do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) e a Música é parte fundamental na Liturgia.

Com o objetivo de promover ações que visem a desenvolver o potencial missionário do Culto (PAMI), o Programa apoia e promove a articulação de iniciativas litúrgicas e musicais nacionais e sinodais, com vistas ao Culto Cristão participativo, significativo e transformador, em conformidade com as bases confessionais. O objetivo do Programa na área da Música é reafirmar princípios luteranos centrais e evidenciar a importância da expressão musical na Missão da Igreja.

O eixo Educação Cristã Contínua tem por objetivo fortalecer o exercício do Sacerdócio Geral. O Programa subsidia e fortalece a Educação Cristã Contínua de crianças, adolescentes, jovens, pessoas adultas e idosas, investindo na articulação de ações nacionais, na oferta de espaços de formação, na produção de subsídios e na qualificação da gestão dos processos ligados à Educação Cristã. Iniciativas como o Programa Missão Criança e Comunidades Criativas são administradas por meio desse eixo de trabalho.

O eixo Diaconia e Inclusão promove e fortalece a ação diaconal, a inclusão de pessoas com deficiência e a acessibilidade nas Comunidades e Instituições, para que todas as pessoas possam viver com autonomia e dignidade. A Rede de Diaconia é um espaço de construção da identidade coletiva das instituições diaconais da IECLB, por meio da articulação, da parceria, da partilha de experiências e da maior proximidade com as Comunidades.

A IECLB está presente em várias cidades e diversos centros hospitalares com trabalhos de Capelania Hospitalar. O Programa prevê a ampliação desta área missionária. Existe um Grupo de Trabalho que se reúne periodicamente para planejar ações. Em maio deste ano, iniciou-se a primeira turma do Curso de Especialização Lato Sensu em Aconselhamento Pastoral Hospitalar, que será realizado durante cinco semanas intensivas, espalhadas por dois anos. Uma pessoa de cada Sínodo está sendo subsidiada. Nos últimos anos, foi possível apoiar novas iniciativas de Capelanias na área da saúde. A partir da Secretaria Geral, temos proporcionado apoio em Cascavel/PR, Chapecó/ SC, Cuiabá/MT, Goiânia/GO, Porto Alegre/ RS, São Paulo/SP, Taquari/RS e Vitória/ES.

P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br