Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Domingo, 14 de Agosto de 2022

Porto Alegre / RS - 09:28

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Acompanhamento a Estudantes de Teologia (parte 1/2)

Desafios e oportunidades

O Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia é um dos sete Programas que integram as Prioridades de Gestão da IECLB. O objetivo desse Programa é desenvolver atividades voltadas para estudantes de Teologia que têm o firme propósito de ingressar no Ministério com Ordenação na IECLB. O Programa se destina a estudantes com matrícula ativa em um dos três Centros de Formação conveniados com a IECLB, ou seja, Faculdades EST (EST), em São Leopoldo/RS, Faculdade Luterana de Teologia (FLT), em São Bento do Sul/SC, e Faculdade de Teologia Evangélica (FATEV), em Curitiba/ PR. No momento, há 181 estudantes com cadastro ativo no Programa. 

O Programa visa a contribuir na formação integral de cada estudante a partir da oferta de atividades que propiciam aprendizagem, troca de experiências e desenvolvimento na dimensão pessoal e espiritual. Além disso, o Programa realiza a gestão dos recursos financeiros disponibilizados pela Igreja para a formação teológica. As principais atividades desenvolvidas são:

Retiros de Estudantes

Os Retiros propiciam a aprendizagem e a troca de conhecimento a partir da abordagem de temas que a Igreja considera importantes para a formação do seu futuro quadro ministerial. Além disso, os Retiros têm oportunizado espaços de comunhão e de convivência entre estudantes.

A expectativa é que cada estudante participe de três Retiros ao longo da sua trajetória acadêmica. Para esse ano, em substituição aos Retiros, foi realizado, entre os dias 8 e 10 de junho, em São Leopoldo, o III Encontro Nacional de Estudantes de Teologia, que reuniu em torno de 130 estudantes de todos os níveis do curso. O Encontro conduziu as reflexões em torno da Missão na IECLB, tendo por base o Tema do Ano, Igreja - Economia - Política. Paralelamente, ocorreu o Encontro de Docentes de Teologia dos três Centros de Formação, com a participação de 25 Docentes, que foram desafiados a refletir sobre a formação teológica, considerando os desafios missionários da Igreja.

Mentoria Espiritual

A atividade consiste no acompanhamento a estudantes de Teologia por Ministros e Ministras que atuam no entorno dos Centros de Formação Teológica e tem por objetivo contribuir no crescimento pessoal e no amadurecimento espiritual de cada estudante. Ministros e Ministras que se dispõem a contribuir recebem preparo para a atividade. Atualmente, 41 Ministros e Ministras exercem a Mentoria, acompanhando 55 estudantes.

A Mentoria Espiritual é uma experiência nova e, por isso tem sido reavaliada a cada ano em Seminários, em que Mentores e Mentoras contribuem com a reflexão, tendo por base a experiência vivenciada. É a partir dessas reflexões que o processo da Mentoria vem sendo aprimorado.

Percebe-se que a Mentoria espiritual tem uma grande contribuição no processo de formação e no desenvolvimento pessoal de cada estudante. É graças à disposição de Ministros e Ministras que essa atividade tem se concretizado com êxito. Permanece, porém, o desafio em relação ao número de Ministros e Ministras para atender estudantes que aguardam pela indicação de um Mentor ou uma Mentora.

Outra atividade oferecida aos estudantes e às estudantes na dimensão da espiritualidade é o Seminário de Vivências em Espiritualidade. Este Seminário tem por objetivo proporcionar um espaço de reflexões acerca da espiritualidade individual. A primeira edição foi realizada em 2016. Diante do retorno positivo, a atividade vem sendo oferecida todos os anos para estudantes dos 1º e 2º anos. 

Cat. Ma. Débora Raquel Klesener Conrad | Secretária de Formação da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br