Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 816

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 01:50

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Habilitação ao Ministério (parte 1/2)

A percepção da vocação e do chamado para exercer o Ministério, de modo geral, ocorre em meio à vida da Comunidade. A Comunidade, a família e, especialmente, a pessoa chamada tem um papel importante nesta caminhada de preparação ao Ministério com Ordenação.

O primeiro passo é buscar o preparo, a formação, tanto acadêmica quanto pessoal, tendo em vista as exigências da Igreja com relação à função ministerial. A formação acadêmica deve ser realizada em um dos Centros de Formação com o qual a IECLB estabeleceu convênio.

A parte mais específica da Habilitação propriamente dita ocorre após a formação acadêmica em Teologia e está sob a responsabilidade da Secretaria da Habilitação ao Ministério, que tem como tarefa habilitar pessoas para pregar o Evangelho de Jesus Cristo no mundo, visando ao comprometimento dos futuros Ministros e das futuras Ministras com a Missão, a Visão, a Confessionalidade e demais normativas da IECLB.  

O primeiro contato com potenciais Candidatos e Candidatas ocorre ainda antes da conclusão da formação por meio dos Seminários de Preparação, que têm em vista esclarecer dúvidas sobre o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) e o exercício do Ministério com Ordenação na IECLB.

A gestão do Programa é realizada pela Secretaria da Habilitação ao Ministério, que implementa o PPHM, em parceria com Sínodos e Comunidades da IECLB. As Comunidades, por meio de representantes indicados, participam de todas as fases da Habilitação de futuros Ministros e futuras Ministras, desde a seleção e o acompanhamento até o Ingresso no Ministério.

Lideres membros de Comunidades integram instâncias com diferentes responsabilidades relacionadas à Habilitação e ao ingresso no Ministério com Ordenação:

- Comissão de Exame: formada por um Pastor ou uma Pastora Sinodal, um Ministro ou Ministra (observada a representatividade dos Ministérios), um membro de Comunidade (com experiência em cargo de liderança) e um membro da área da Educação (com experiência em avaliação).

Esta Comissão, nomeada pelo Conselho da Igreja, é responsável pela realização do Exame de Admissão ao PPHM (avalia e seleciona para admissão ao PPHM) e do Exame Pró-Ministério (realizado em fase fi nal de PPHM, visa à obtenção da Habilitação ao Ministério com Ordenação). A Comissão é formada por 40 titulares e um signifi cativo numero de suplentes.

Comissão de Designação e Envio: formada pelo Pastor Presidente, quatro Pastores ou Pastoras Sinodais e dois representantes de Comunidade. Esta é a Comissão que designa as pessoas aprovadas no Exame de Admissão ao Campo de Período Prático, Esta mesma Comissão também envia Habilitados e Declarados Aptos para a Ordenação a um Campo de Atividade Ministerial (CAM).

Campo de Período Prático: local e espaço em Comunidade ou Paróquia da IECLB em que o Candidato ou a Candidata ao Ministério realizará o seu PPHM. A Comunidade será um espaço privilegiado de aprendizado para o futuro Ministro ou a futura Ministra.

Espera-se da Comunidade ampla participação no ensino e na aprendizagem por meio da práxis ministerial orientada e supervisionada por Mentor ou Mentora. A Comunidade, por meio das pessoas que participam da Equipe de Acompanhamento e Avaliação local, também tem a responsabilidade de avaliar o Ministro Candidato ou a Ministra Candidata.

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br