Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 814

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 02:26

Prioridades

Prioridades de Gestão: Programas de Acompanhamento

Qualificação Funcional (PQF) (parte 1/2)

O objetivo do Programa de Qualificação Funcional (PQF), um dos seis Programas que integram as Prioridades de Gestão da IECLB, é qualificar lideranças que ocupam cargos de representação e funções estratégicas na Gestão Administrativa, em âmbito sinodal e nacional.

O modelo organizacional da IECLB está baseado no envolvimento, no conhecimento e na participação de lideranças comunitárias e pressupõe a qualificada representação de Comunidades e Paróquias em instâncias sinodais e dos Sínodos em instâncias nacionais.

Como afi rmou o P. Dr. Nestor Friedrich, Pastor Presidente da IECLB, durante o XXIX Concílio da Igreja, viDas em comunhão, realizado em 2014, na Paróquia de Rio Claro/SP, no Sínodo Sudeste, “Somos Igreja sinodal, que caminha em conjunto, que constrói decisões em conjunto. É por isso que a qualidade da nossa missão está tão fortemente relacionada com a qualidade das nossas lideranças e dos nossos representantes. É por isso que a qualificação funcional dos nossos Presbíteros, das lideranças em geral e, especialmente de representantes em órgãos colegiados requer investimento constante. Novamente: isto é estratégico para a Igreja que somos hoje e que sonhamos ser amanhã”.

No âmbito das Ofertas de Capacitação, o Programa de Qualificação Funcional oferece:

- Gestão Administrativa (capacitação para lideranças e profissionais que trabalham em funções estratégicas na gestão administrativa em âmbito sinodal e nacional): (a) capacitação de Assistentes Administrativas Sinodais, com vistas a qualificar os processos operacionais e administrativos pertinentes à função e (b) capacitação de Presidentes e Tesoureiros e Tesoureiras Sinodais, com vistas a qualificar a gestão sinodal, em sintonia com a visão estratégica da Igreja nacional.

Estes encontros são realizados anualmente, por meio dos quais se promove a qualificação dos processos administrativos entre a Sede Nacional da Igreja e os Sínodos.

- Representação e Governança (capacitação de representantes que ocupam função de decisão em Conselhos Nacionais ou Sinodais): (a) capacitação de Conselheiros e Conselheiras, com vistas a qualificar a tarefa de representação e a tomada de decisão em âmbito sinodal e nacional.

O Programa promove o Encontro de Conselhos Nacionais, a ser realizado, em Porto Alegre/RS, de 4 a 8 de abril de 2018, sob a coordenação do Conselho da Igreja (CI). Além do CI, participarão deste Encontro os Conselhos de Diaconia, Juventude, Liturgia, Música, Educação Cristã e de Educação, reunindo, aproximadamente, 180 pessoas (incluindo Pastores e Pastoras Sinodais, Presidência, Secretaria Geral e equipe de apoio). O objetivo é fortalecer o Conselho da Igreja no seu papel de governança, em âmbito nacional, e fomentar a visão estratégica e sistêmica na Igreja com vistas à implementação da missão institucional.

- Gestão de organizações diaconais (capacitação para Gestores e Gestoras de organizações diaconais vinculadas à Rede de Diaconia).

A Rede de Diaconia é a articulação de instituições diaconais que mantêm vínculo com a IECLB, as quais, em rede, compartilham experiências e conhecimentos, com vistas a qualificar a sua atuação, ampliar o seu reconhecimento público e fortalecer o seu desenvolvimento institucional.

Para 2018, estão previstos dois momentos de formação, de uma semana de duração cada (junho e agosto). O primeiro reunirá representantes de instituições da região Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. O segundo, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os temas a serem aprofundados são Direitos Humanos, Diaconia Transformadora, Justiça de Gênero, Governança e Gestão Democrática, Planejamento, Monitoramento e Avaliação (PMA), Projeto Político-Pedagógico, Gestão de Projetos, Financiamento e Sustentabilidade e Incidência Política. No total, aproximadamente, 80 participantes serão capacitados e capacitadas. 

Teól. Dr. Carlos Gilberto Bock | Assessor de Gestão da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br