Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Domingo, 14 de Agosto de 2022

Porto Alegre / RS - 09:06

Habilitação ao Ministério

Exame Pró-Ministério

O Exame Pró-Ministério é a última etapa da caminhada rumo ao Ministério com Ordenação na IECLB. O Certificado de Habilitação, que dá ao Ministro e à Ministra a autorização para a Ordenação na IECLB, só é concedido mediante aprovação no Exame Pró-Ministério, que acontece ao final do Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM).

O Exame consiste em avaliações interdisciplinares individuais e em grupo, em que Candidatos e Candidatas são observados por uma equipe de profissionais aptos a aprimorar as competências do grupo para o exercício do Ministério com Ordenação.

No Colóquio, se dá uma conversa formal sobre as experiências no PPHM, o posicionamento teológico e a identificação com o Ministério na IECLB. A Banca Avaliadora é composta por um Pastor ou uma Pastora Sinodal, um Ministro Ordenado ou uma Ministra Ordenada em um dos quatro Ministérios, um ou uma profissional da Área da Educação e um membro leigo de alguma Comunidade da IECLB. Por fim, Candidatos e Candidatas dialogam com a Presidência da Igreja.

Vencidas as etapas, é apresentado o resultado. Sendo positivo, basta aguardar a divulgação do local de Envio, combinar a apresentação no local e esperar o aceite do Envio pela Comunidade para a qual a pessoa foi enviada. Em caso de não aprovação no Exame, a Comissão de Exame poderá recomendar a realização de um novo Período Prático.

Fiz parte do grupo que prestou o Exame em 2018, em que 17 pessoas foram aprovadas, sendo 5 para o Ministério Missionário e 12 para o Ministério Pastoral. Os Campos de Atividade Ministerial (CAMs) para os quais fomos enviados e enviadas estão espalhados por todo o Brasil.

O processo é muito sério, bem conduzido e não há acepção de pessoas. É uma avaliação rígida, mas muito humanizada e não existe intenção de causar dano ou medo às pessoas avaliadas.

Em momentos como o Exame Pró-Ministério, fica evidente a preocupação da IECLB em preparar bem os Ministros e as Ministras para os diversos desafios que traz o Ministério com Ordenação.

P. Felipi Schütz Bennert | Ministro na Paróquia de Santos e na Missão aos Marinheiros, em São Paulo

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br