Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Domingo, 14 de Agosto de 2022

Porto Alegre / RS - 10:36

Habilitação ao Ministério

O que a Comunidade ganha com o PPHM?

Na IECLB, após a formação teológica oferecida em um dos três Centros de Formação conveniados (EST, FATEV e FLT), os egressos e as egressas estão aptos e aptas a inscrever-se no Exame de Admissão ao Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM). Este período tem a duração de 17 meses e é realizado em uma das Comunidades da IECLB, acompanhado pelo Pastor ou Pastora Sinodal, por um Mentor ou Mentora e uma equipe de avaliação local.

O PPHM é tempo de aprender e lapidar ações práticas para o exercício ministerial. Neste processo, a Comunidade na qual é desenvolvido o PPHM ocupa um papel fundamental. Cabe à Comunidade, junto com o Mentor ou a Mentora, auxiliar na formação, acompanhando os Candidatos e as Candidatas no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício do Ministério.

O que uma Comunidade ganha com a participação no PPHM? A Comunidade da Consolação, no Sínodo Paranapanema, tem participado do processo de Mentoria de PPHM há uma década, tendo acompanhado seis pessoas durante o seu Período Prático.

Nestas experiências, alguns aspectos se destacam: a) participar ativamente da formação ministerial na IECLB, b) ser espaço de experiência e prática para formação, c) desenvolver a capacidade de ouvir e dar feedback e d) participar ativamente de um Programa maior da Igreja e ofertar a sua experiência e o seu contexto para a IECLB como um todo, um exercício de relevante responsabilidade frente à Igreja.

PPHM é espaço de formação e qualificação no qual as partes envolvidas têm papel fundamental no desenvolvimento dos Candidatos e das Candidatas. Humildade, observância e seguimento ao Evangelho são pilares centrais neste processo. Por fim, a Comunidade não deve ver o PPHM como algo que onera e exige, mas como possibilidade de formação e aperfeiçoamento, para que a Igreja tenha pessoas qualificadas para atuar na grande Seara do Senhor e nos desafios que dali advêm.

P. Odair Braun | Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema
Pa. Vera Maria Immich | Ministra na Comunidade da Consolação, em Curitiba/PR

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É a fé que nos comunica a graça justificadora. Nada nos une a Deus, senão a fé: e nada dele nos pode separar, senão a falta de fé.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br