Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 848

Sábado, 15 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 08:38

Palavra - Competências Ministeriais

Desenvolvimento das Competências (parte 3/3)

Em complementação aos Seminários, Candidatos e Candidatas participaram do curso Comunidade em Missão, promovido pelo Instituto Sustentabilidade/Faculdades EST, com apoio do Programa de Qualificação Funcional.

- Período Prático Complementar (PPC): a criação do PPC foi motivada pelo resultado do Exame PróMinistério, realizado em novembro/ 2019. Nesta ocasião, seis pessoas foram reprovadas. Destas, cinco receberam a recomendação de realizar novo Período Prático.

- Ordenação e Ingresso no Ministério na IECLB: neste período, 34 pessoas ingressaram no Ministério com Ordenação na IECLB (12 mulheres e 22 homens). Destas, 26 pessoas fazem parte do Ministério Pastoral, sete do Ministério Missionário e uma do Ministério Catequético. Foram organizados seis Cultos de Ordenação em parceria com as Comunidades e os respectivos Sínodos.

Desafios - A pandemia trouxe importantes aprendizados, tanto na vida pessoal como profissional. Experimentamos, mais uma vez, a importância da escuta e que externar anseios e dúvidas, muitas vezes, ajuda a arriscar novas experiências e redirecionar planos, mesmo sem certeza de êxito.

Em diversas situações, a escuta rapidamente se transformou em ação. Tais descobertas e aprendizados têm sido um grande impulso para repensar a nossa prática. No que cabe à Habilitação ao Ministério, entendemos que a mesma deverá ser repensada diante dos novos cenários.

As distâncias podem ser diminuídas a partir de encontros por meios eletrônicos. Estes nos oferecem a possibilidade de um acompanhamento individualizado e que pode impulsionar o aprendizado de conteúdos. No entanto, em diversas situações, o encontro presencial não pode ser substituído. A dimensão relacional e presencial continua essencial para a vida ministerial e comunitária.

Além dos desafios na área da capacitação e do acompanhamento, a pandemia potencializou outras dificuldades a serem superadas, em especial, a questão da sustentabilidade, tanto na dimensão financeira, como no compromisso com os Programas Nacionais e, em particular, com a Formação Ministerial e com a Habilitação de novos Ministros e novas Ministras.

É importante recuperar ou fortalecer o compromisso mútuo entre as instâncias da Igreja. Cada pessoa habilitada, por meio de uma Comunidade, atuará de forma competente e engajada em outra Comunidade da Igreja, contribuindo para a Missão de Deus por meio da IECLB.

Secretaria da Habilitação ao Ministério da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br