Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 845

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 03:35

Plano de Ação Missionária da IECLB

A Boa Notícia!

Depois de levar para fora [do curral] todas as [ovelhas] que lhe pertencem, vai na frente delas e elas o seguem, porque reconhecem a voz dele.
João 10.4

Onde eu estou, ali estará também o meu servo.
João 12.26

A Bíblia não usa a palavra ‘missão’ (nem ‘missionário’), apesar de existir no Grego e no Latim. Naquele tempo, como ainda hoje, o termo designa uma expedição militar. Os Reformadores também não a usaram para a propagação da fé. Foi somente Inácio de Loyola, no século XVI, que a empregou quando criou a Ordem dos Jesuítas, com aspectos militares. Depois dele, ‘missão’ teve uma rápida aceitação nas Igrejas. Seria porque gostamos de ser Generais? Conquistar as outras pessoas com a ‘nossa’ verdade?

Paulo, Barnabé e a sua equipe se deixaram guiar pelo Espírito Santo nas suas ‘andanças evangelizadoras’. Sim, o verbo não é ‘fazer’ missão, mas ‘evangelizar’ (At 13.5), anunciar a Boa Notícia da salvação pela cruz e ressurreição de Jesus. É ele quem vai na frente, preparando a grande ‘colheita’ (Lc 10.2).

Por acaso é boa notícia quando os homens da casa partem para a guerra? Como ficam as vítimas inocentes (segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), de cada seis crianças, uma vive em zona de conflito)? Não! Boa notícia é o fim das guerras, com o fim do lucro crescente com o armamentismo e a violência.

Imperadores costumavam anunciar o ‘evangelho’ das suas vitórias. Talvez os apóstolos quisessem fazer um contraponto, pois o verdadeiro Evangelho não é resultado das nossas conquistas.

A Boa Notícia vale para todas as pessoas e para a Criação que geme, mas, além das pessoas que a rejeitam, existem aquelas que a recortam como lhes convém. Então, como e de onde essa Boa Notícia nos alcança em cheio? Surpreendentemente, Jesus Cristo afi rmou que são as pessoas empobrecidas, as que clamam, as pacifi cadoras e as perseguidas em função da justiça que são a luz do mundo (Mt 5.1-16). Ele está no meio deles. Podemos assumir a nossa cruz e segui-lo (Mc 8.34). Amém?

P. Werner Fuchs | Ministro Emérito 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br