Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 803

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 21:40

Meditação

Estudo do Tema do Ano - 2017

Seu Reino é nossa herança

A nossa reflexão se integra em uma caminhada de homens e mulheres que, há 500 anos, sentiram motivação para resistir, participar e se engajar em um movimento de transformação de uma realidade de opressão na Igreja e na sociedade. Este ano celebramos a herança dessa história de 500 anos. Porém, permanece a pergunta: como criar uma expressão de alegria e júbilo em meio a uma realidade de sofrimento de tanta gente? Queremos que a luz do Evangelho nos ilumine. Que possamos nos inspirar pela ação de uma mulher que Jesus toma como referência para falar sobre a proximidade do Reino de Deus, lembrando que Seu Reino é nossa herança

Lucas 15.8-10: esta parábola de Jesus é conhecida. Fala sobre uma mulher que perdeu uma das dez moedas que tinha. Era tudo o que tinha. Nada é mencionado sobre como ela conseguiu este dinheiro. Pelo contexto de outras parábolas e da realidade agrária do tempo de Jesus, pode-se imaginar que ela tenha ganhado esse dinheiro como diarista (Mt 20.1-16). Uma moeda de prata era o pagamento por um dia de serviço, o mínimo necessário para o pão de cada dia. As mulheres, porém, recebiam menos ainda. Não chegava à metade da diária dos homens.

Somos Igreja em movimento, que não fi ca no lamento pelo que não tem ou perdeu, mas que se organiza para buscar e se alegra comunitariamente ao encontrar.

A situação desta mulher reflete a realidade agrária de pobreza e dependência, chamando especialmente atenção para a situação de sofrimento das mulheres. Na maioria da população empobrecida e sem-terra, as mulheres casadas ajudavam a complementar a renda da família como diaristas. As mulheres sozinhas mal conseguiam sobreviver, pois o que recebiam era muito pouco.

Muito instrutiva é a atitude desta mulher. Para encontrar a sua moeda perdida, planejou e organizou a busca com cuidado, pequenos gestos e movimentos pela sua casa. Ela acendeu a lamparina e começou a varrer.

Finalmente, ela encontra a moeda. A alegria pelo achado é tanta que ela reúne as vizinhas, as amigas, uma pequena Comunidade. Esta alegria compartilhada é comparada com o júbilo diante dos anjos de Deus por uma pessoa que se arrepende.

Nesses 500 anos, há muitas moedas perdidas nos cantos esquecidos. Há de se remover camadas sobrepostas de poeira e desencostar móveis pesados que as escondem. Muitas luzes já foram acesas para iluminar os cantos escondidos onde ficaram. Temos como exemplo a descoberta de contribuições de tantas mulheres, Pensadoras, Poetas, Teólogas participantes deste movimento da Reforma. Hoje, muitas janelas já estão sendo abertas para entrar ar novo na casa e resgatá-las desse poder de ‘silenciamento’ que a própria história de 500 anos traz consigo. Precisamos trazer estas contribuições para a nossa realidade, fazendo esta releitura para estes outros 500!

Assim como a mulher desta parábola, também precisamos nos organizar com uma participação ativa na Comunidade e na sociedade, para encontrar o que está ficando para trás. A Reforma precisa continuar acontecendo também hoje, porque esta característica de ser Igreja em movimento faz parte do nosso perfi, por isso é fundamental saber o que precisa ser aprofundado e transformado. Temos como herança um legado que não pode fi car nas sombras: a justificação somente pela fé, a liberdade cristã comprometida com o cuidado, o Ministério compartilhado, incluindo o Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem, o Ministério assumido por mulheres, a participação no movimento ecumênico e o ser Igreja contextualizada e comprometida com o Reino de Deus e a sua justiça. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br