Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 801

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 02:15

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   Vinho velho em odres novos – Certo dia, me perguntaram o que acontece de ‘novo’ no Encontro de Casais. Em outro momento, uma pessoa convidada a participar de um programa de fim de semana entendeu que, depois de 35 anos de existência, essa proposta devia estar obsoleta e nada tinha para acrescentar em sua vida conjugal e familiar.

   Em parte, ela tem razão. A proposta não trabalha conceitos novos. O que se faz é uma releitura de verdades consolidadas, que serviram de sustentação para casamentos e famílias no passado e que continuam só- lidas até hoje. Parafraseando o meu Professor de Homilética, P. Dr. Lindolfo Weingärtner: o que dizer, vocês sabem. A Verdade é uma só. O problema é como dizê- la. Talvez seja esse o grande segredo do Encontro de Casais como também da missão da Igreja: ressignificar ‘velhas’ verdades para o contexto atual. Em termos bíblicos: servir vinho velho, de qualidade comprovada, em odres novos.

   A proposta do Encontro leva em conta as transformações ocorridas no decorrer dos tempos. A estrutura familiar de hoje não é mais a mesma de meio século atrás. Nem mesmo os casamentos são iguais. Assim como as famílias, também as uniões não têm o mesmo perfil. Há casais legalmente casados, que receberam a Bênção na Igreja, e, no entanto, moram em casas separadas. Por alguma razão, decidiram que deveria ser assim. Muitos casamentos também não começam mais no Cartório de Registro Civil ou na Igreja. Antes de oficializar a união – se a oficializam – muitos casais decidem viver juntos. Usando a linguagem das revendas de automóveis, fazem um test drive antes de formalizar a união.

   A ideia de oferecer vinho velho em odres novos, sem legalismos, tem dado bons resultados. Mesmo que fique claro desde o início que o objetivo do Encontro não é aumentar o número de membros da IECLB, comprovou-se como excelente caminho missionário. Diversas famílias provenientes do Encontro de fim de semana sentiram-se motivadas a se tornar membros da Comunidade, assumindo, inclusive, cargos de liderança. 

   O Reencontro tem basicamente dois objetivos: fortalecer os laços conjugais e familiares, com ênfase no cuidado próprio e com a outra pessoa, e olhar para fora do contexto familiar, para a Comunidade mais ampla, religiosa e política. Permanece, entretanto, o desafi o de se encontrar meios de acolhida aos novos membros e criar um ambiente propício para que se sintam plenamente integrados na Comunidade e, por conseguinte, na IECLB.  

P. em. Darci Drehmer

 

P. em. Darci Drehmer
residente em São Leopoldo/RS

 

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros.
Colossenses 3.13
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br