Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 797

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 10:01

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   Formação - um caminho para a Missão - Com este lema, o Sínodo Vale do Itajaí reconhece que a capacitação de pessoas é requisito básico para inserir-se na Missão de Deus. Desde o ano 2000, o Sínodo dispõe de uma Assessoria de Formação, que auxilia na tarefa de educação cristã por meio do desenvolvimento de materiais e da organização de cursos e seminários.

   Concomitantemente, os diversos setores de trabalho realizam programas de capacitação específica e Ministras e Ministros desenvolvem atividades de formação em seus campos de atividade. Dessa forma, o lema do Sínodo é assumido e praticado em conjunto. Pela formação cristã, queremos edificar Comunidades e resgatar a importância da Igreja como referencial para as ações cotidianas.

   O Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC) declara que a educação cristã é contínua e perpassa todas as fases da vida. Seguindo as propostas do PECC, o Sínodo Vale do Itajaí constituiu a Coordenação Sinodal de Educação Cristã Contínua. Essa Coordenação, composta por representantes dos diversos setores de trabalho, é um espaço de reflexão e de planejamento da educação cristã. A partir dela, conseguimos identificar ênfases e lacunas na formação de lideranças e buscamos integrar as ações de formação dos diversos setores de trabalho.

   A IECLB preconiza o sacerdócio geral de todas as pessoas que creem e oportuniza a participação dos membros na condução da vida comunitária. Infelizmente, muitas pessoas que exercem funções de liderança têm pouco conhecimento sobre a organização e a doutrina da IECLB. Em outros casos, o exercício de liderança possui mais um caráter empresarial do que evangélico. Com isso, a qualidade específica da Igreja – a Missão de Deus – pode se perder. Não estamos imunes a esse problema no Sínodo, por isso sentimos a necessidade de investir mais na formação de lideranças comunitárias.

   Nosso contexto atual é marcado por mudanças extremas e rápidas. Pessoas se sentem sobrecarregadas com exigências do mercado de trabalho, excesso de informações, insegurança, transformações sociais. Nessa conjuntura, programas de formação não deveriam constituir um peso, mas algo cativante, que contribui para o bem pessoal, comunitário e social. Às vezes, temos a impressão de serem poucas as pessoas engajadas. Em outros momentos, constatamos que há muitas pessoas dispostas e que estão juntas no caminho. Nessa ambiguidade, seguimos na confi ança do amparo divino.

P. Dr. Emilio Voigt

 

   P. Dr. Emilio Voigt, na época de elaboração do texto, Assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí e, desde julho/2016, Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria da IECLB

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br