Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 794

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 13:06

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   O Sínodo Sudeste caminha no sentido de fortalecer e organizar ações e atividades relacionadas à Formação Cristã Contínua. Houve um processo de Planejamento Estratégico participativo nos quatro núcleos que o compõem. Esse Planejamento nuclear apontou, por sua vez, para um Planejamento sinodal, no qual está evidenciada a importância e a necessidade da Educação Cristã para todo o conjunto das Comunidades, ou seja, para membros de todas as idades e lideranças com as suas funções específicas. O Sínodo optou pelo sistema nuclear para facilitar as ações e alcançar mais pessoas nas atividades propostas. A nucleação pode tornar mais viável a aproximação das Comunidades e das Paróquias, reunindo-as por região geográfica e por realidades com contextos parecidos.

    A Educação Cristã Contínua está sendo pensada na condição de um tema transversal, presente de uma ou de outra forma nas atividades que envolvem estudos, cursos, palestras, encontros e retiros. A orientação é que se fale no assunto não somente em reuniões dos núcleos ou em âmbito sinodal, mas que seja de conhecimento dos membros das Comunidades.

   É na vida comunitária que a Educação Cristã Contínua precisa ser vivenciada com mais profundidade. Precisamos pensar a vida comunitária, que é a base da Igreja, pois a missão em um lugar específico cabe de uma forma mais contundente à Comunidade. Os membros das Comunidades devem ser o alvo da Educação Cristã Contínua, a fim de que haja preparação tanto no que diz respeito a atividades específicas, quanto ao conhecimento bíblico-teológico e da confessionalidade luterana.

   Ainda estamos em uma fase de organização dos núcleos nesse sentido. Ao mesmo tempo, há iniciativas bem significativas de Uniões Paroquiais, Paróquias, Comunidades e do próprio Sínodo. Na verdade, sempre existem atividades pensadas para facilitar a formação de lideranças e membros das Comunidades, mas pensá-las de uma forma mais consciente, a fim de medir, avaliar ou potencializá-las quanto ao seu impacto na vida comunitária, é um aspecto que não se pode prescindir. O próprio processo de organização pode envolver as pessoas e ser um jeito de adquirir formação contínua. O Sínodo Sudeste tem pensado em motivar para que, na organização das atividades, pessoas que não são Ministras participem ativamente, exercitando o sacerdócio geral de todos os crentes.

   Enfim, esse tem sido um tema constante e permanente em diversos âmbitos. No Sínodo Sudeste, estamos procurando avançar em direção à edificação de Comunidades preparadas para enfrentar os desafios da nossa missão. 

 

 

P. Adélcio Kronbauer,
Ministro em Nova Friburgo/RJ, no Sínodo Sudeste

 

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br