Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 793

Sábado, 22 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 23:01

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   Ensino Confirmatório e Comunidade renovada – Alegramo-nos com o Ensino Confirmatório nas nossas Comunidades. Ao mesmo tempo, percebemos limitações diante desta singularidade na formação dos nossos membros, muitas vezes, o único espaço articulado de formação cristã. No entanto, há um enorme desafio em tornar esta atividade um processo ensino aprendizagem contínuo na vida dos membros.

   O desafio da catequese provém do Batismo. O que acontece neste Sacramento tem implicações permanentes na nossa vida. O Batismo não se restringe ao rito, mas este é um processo de iniciação à vida cristã. Igreja que batiza se torna corresponsável na educação cristã das pessoas batizadas. Igreja que apenas batiza, sem tirar as consequências deste ato para o ensino da fé cristã, despreza a graça de Deus, o efeito que ela causa nas nossas vidas.

   Há muitas práticas comunitárias que buscam, de forma criativa, exercitar uma Educação Cristã Contínua. O Ensino Confirmatório pode ser uma atividade para toda a família do adolescente, toda a Comunidade. Que tal iniciar com uma comunhão de mesa com todos os participantes? Após a janta, os adolescentes seguem para o Ensino Confirmatório, as crianças para encontros de música e histórias bíblicas e os adultos para encontros que abordam os temas da fé cristã e da nossa confessionalidade. A dinâmica consiste na formação de grupos, em que lideranças são preparadas para facilitar o diálogo sobre os temas abordados.

   Certa vez, uma família foi convidada a escrever sobre esta experiência de estar participando desta atividade decorrente do Ensino Confirmatório do seu filho.

   Ao longo dos nossos encontros das quintas-feiras, as minhas incertezas e inseguranças deram lugar a novas amizades [...]. Tudo isso regado a muitos ensinamentos e reflexões. Quando me dei conta, eu já estava solicitando folgas no meu trabalho para estar presente e não perder a próxima palestra, o próximo debate, a próxima discussão sobre o tema proposto [...]. Discussões dentro do carro sobre os temas abordados, as trocas de ensinamentos entre mim e o meu marido, também com o nosso filho, no Ensino Confirmatório, começaram a virar rotina. De repente, o caminho de volta para casa ficou tão curto. Por que será? As conversas continuavam até a hora de dormirmos, gerando mais reflexões (Irmgard Neumann).

   O Ensino Confirmatório é uma bela tradição que precisa ser valorizada com novas ideias. As consequências podem ser o surgimento de uma compreensão nova de ser Igreja e a formação de lideranças integradas nos conceitos básicos da fé cristã, no nosso jeito luterano de viver o cristianismo. A Comunidade se renova tendo como impulso a compreensão do Batismo.

 

P. Werner Kiefer,
Ministro na Paróquia Matriz, em Porto Alegre/RS

 

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br