Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 792

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 09:16

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   Comunidade comprometida - É conhecido, na IECLB, o Projeto Missão Criança, cujo objetivo é envolver a Comunidade no acompanhamento na fé das crianças batizadas e das suas famílias. O Projeto prevê, em média, um acompanhamento de cinco anos, a contar da data do Batismo. Ele está presente em vários Sínodos da IECLB com uma reflexão contextualizada e nomes diferenciados.

   De modo a destacar o Sacramento do Batismo e as suas implicações para a vida de fé pessoal e comunitária, no Sínodo Norte Catarinense, o Projeto é conhecido como Pastoral do Batismo.

   Em 1993, mulheres da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Massaranduba/SC deram os primeiros passos para o desenvolvimento do Projeto, iniciando com visitas e um convite às famílias para que fossem ao culto celebrar o aniversário de Batismo das suas crianças. No culto de Batismo, as crianças eram vestidas com uma alba batismal e presenteadas com uma vela, confeccionadas pela OASE e por pessoas da Comunidade.

   O trabalhou cresceu, alcançou novas áreas e também novo formato. Em 2006, constituiuse o Conselho da Pastoral do Batismo na Comunidade de São Bento do Sul/SC e, em 2011, no Núcleo Jaraguá do Sul.

   O Conselho, em sua maioria, constituído por pessoas voluntárias da Comunidade e assessorado por Ministros e Ministras, recebe constante formação e capacitação para o desempenho das suas tarefas, dentre elas: participar no Curso de Batismo para pais, mães, padrinhos e madrinhas, preparo e na celebração do Culto de Aniversário de Batismo, alem de realizar visita às crianças batizadas e suas famílias.

   Muito é compartilhado durante as visitas. As crianças e as suas famílias se sentem lembradas, ouvidas e cuidadas pela Comunidade, que ora com e por elas. O Conselho fala sobre o Projeto da Pastoral, presenteia a família com materiais de cunho bíblico (livros, folhetos), incentivando-a para o convívio comunitário, a participação em cultos e demais atividades da Comunidade

   Temos relatos bonitos e resultados edificantes a partir dessa experiência. São crianças que esperam ansiosas pela visita e que chegam felizes para o culto preparado para elas. Também há famílias que retornam ao convívio da Comunidade e membros da Comunidade que se deixam desafiar para o papel de madrinha ou padrinho de oração da criança batizada.

   A Pastoral do Batismo tem despertado a Comunidade para o seu agir diaconal. Sobretudo, tem auxiliado a Comunidade no acompanhamento e na formação da fé das crianças batizadas e das suas famílias.

   Este Projeto é uma grande oportunidade para ajudar as crianças a crescerem no amor de Deus e na vivência comunitária da fé. 

   Pa. Marli Seibert Hellwig, Ministra na Paróquia Barra do Rio Cerro/SC, no Sínodo Norte Catarinense

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br