Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 791

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 11:53

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   A flor na janela - Há seis anos, a flor de gloxínia enfeita a janela do nosso escritório, na Sede Nacional da IECLB. Ela ameniza o concreto da cidade grande e suaviza a cor cinza dos prédios vizinhos. A gloxínia é uma flor de grande beleza, com folhas e pétalas aveludadas, de cores intensas e exuberantes.

   De tempos em tempos, ela passa por um período de dormência, quando não produz folhas e flores. Por desconhecer esta peculiaridade da planta, ela quase foi colocada fora, pois pensávamos que ela estava morta. O que a salvou foi um minúsculo broto, quase imperceptível, que nasceu ao lado do galhinho seco. Mais tarde, descobrimos que os tubérculos permanecem em dormência por um período de até três meses, quando se recomenda diminuir as regas gradualmente, até que a planta seque por completo.

   Após esse tempo de descanso, pequenos brotos surgirão, dando sinais de que a planta está pronta para retomar o seu crescimento. A partir daí, é preciso cuidado com o excesso de água para não criar fungos na planta e evitar molhar as pétalas, que mancham facilmente. Além disso, a gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não suporta a exposição direta aos raios de sol. Os locais próximos a janelas, onde ela possa receber luz e calor com moderação, são ideais para esta planta.

   A nossa caminhada na Coordenação de Educação Cristã se parece bastante com a flor de gloxínia. Em 2015, ela floresceu lindamente. Tivemos a oportunidade de conviver com tantas lideranças de diferentes Sínodos, Paróquias e Comunidades da IECLB a partir do Seminário Comunidades Criativas. Com oficinas de artes, teatro e música, refletimos, ensinamos e aprendemos em conjunto. Cruzamos com pessoas que, assim como nós, têm a tarefa de cuidar, regar, adubar a terra para que a educação cristã floresça de forma intensa, viva, pulsante.

 

   Para o ano de 2016, a nossa janela continuará aberta e florida. Já temos uma colorida agenda. Será o ano do Seminário Comunidades Criativas na sua 2ª edição, em que a Teologia e a Pedagogia luterana estarão na pauta por meio da narração de histórias e belas dinâmicas.

   Mia Couto, Escritor, Poeta e Jornalista moçambicano, escreveu, certa vez: ‘A janela: não é onde a casa sonha ser mundo?’. Pensamos que sim! Na verdade, já passamos do sonho, já estamos na estrada. Que Deus seja o nosso cuidador e guia nos caminhos do novo ano. 

 

   Cat. Maria Dirlane Witt , Coordenação de Educação Cristã, Secretaria de Formação, Secretaria Geral da IECLB, em Porto Alegre/RS

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br