Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 801

Domingo, 14 de Agosto de 2022

Porto Alegre / RS - 09:50

Geral - Conaje

Futuro da Igreja

   Pa. Franciele Sander Orientadora teológica do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje) e Coordenadora da Pastoral do Cuidado em Porto Alegre

Você já ouviu, pensou ou disse que ‘a Juventude é o futuro da Igreja’?

   Vamos pensar um pouco sobre o assunto. Avalie: Qual é o lugar que a juventude ocupa na sua Comunidade? Onde acontecem os encontros da Juventude Evangélica (JE)? Como é o espaço no qual a JE se encontra? É agradável e adequado ou será aquele cantinho que não se pode usar para qualquer outra coisa? Do orçamento da Comunidade, quanto é destinado para o trabalho com jovens? Quantas pessoas jovens há no Presbitério? Ao responder essas questões, é possível ter uma ideia do verdadeiro espaço que a juventude ocupa na vida da Comunidade.

   Para que a juventude seja presente e não apenas futuro na Comunidade, é necessário que ela se sinta acolhida e que tenha abertura para ser e participar do jeito que é: livre, alegre, cheia de energia e desafi os. A presença jovem gera movimento e diversão, questionamento e argumentação, provoca mudanças!

  A juventude é energia vital que move a Comunidade, que a mantém viva, não só no futuro, mas também agora, no presente. Para isso, é necessá- rio garantir que o trabalho com jovens faça parte do orçamento comunitário. É necessário investir em infraestrutura e oferecer espaço acolhedor e amigável. É fundamental dar voz à juventude, ouvi-la com seriedade, respeito e atenção. As juventudes têm dons incríveis que, por vezes, são desperdiçados pela falta de valorização e espaço para colocá-los a serviço na Comunidade.

   É importante pensar a juventude para além dos espaços ‘comuns’, nos quais se procura colocá-la na Comunidade: música nos Cultos, auxílio nas festas e nos teatros no tempo de Natal. A Juventude quer e pode servir de outras formas, como membros do Presbitério e representações da Comunidade em outras instâncias eclesiais ou municipais.

   O trabalho com a JE precisa ser constantemente animado, fortalecido e a juventude precisa ser ouvida e atendida em suas reais necessidades. Comunidade jovem é Igreja viva! Vamos abrir as portas das nossas Igrejas como um todo para que a juventude possa ocupar o espaço que lhe é devido no presente!

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br