Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 846

Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 17:31

Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 1/3)

Em geral, ideias boas e criativas são coletivas. Resultam da escuta, do diálogo e da parceria. O trabalho realizado pela Coordenação de Educação Cristã (CEC) é feito em parceria com a Secretaria da Ação Comunitária (SAC), o Núcleo de Produção e Assessoria (NPA), o Conselho Nacional de ECC (Conecc), os Sínodos e as Instituições parceiras.

A CEC organiza o seu trabalho com base nas três formas de atuação previstas no Plano Nacional de Educação Cristã Contínua (PECC): 1) articulação, 2) formação e 3) publicação de materiais. É por meio delas que contribuímos com a execução das Metas Missionárias 2019-2024, especialmente com as Áreas Prioritárias 1 e 3 da Meta Missionária 1, Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para o seu testemunho na Igreja e no mundo.

Com relação à articulação, as principais contribuições foram as seguintes:

- Realização do II Seminário Nacional de Multiplicação do Programa Missão Criança.

- Realização de oficinas conjuntas (Seminário Comunidades Criativas) e divulgação de materiais, em parceria com Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase), Legião Evangélica Luterana (Lelut), Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), Conselho Nacional de Liturgia (Conalic) e demais Coordenações da Secretaria da Ação Comunitária.

- Participação no grupo do Ensino Religioso da Rede Sinodal de Educação (RSE) e na construção do referencial curricular para o Ensino Religioso.

- Promoção da campanha de assinaturas da revista O Amigo das Crianças, com apoio da RSE e da Oase.

- Assessoramento ao Conecc na elaboração do Planejamento, com base nas Metas Missionárias 2019-2024. Apoio ao fortalecimento das Coordenações Sinodais de ECC, com a oferta de assessorias a Sínodos.

- Atualização permanente dos conteúdos da Página da ECC no Portal Luteranos.

- Elaboração da playlist colaborativa Para crianças.

Com relação à publicação de materiais, a CEC coordenou ou participou da revisão de materiais para as diferentes fases da vida.

Em termos de formação, o destaque foi para a formação de lideranças:

- Projeto Seminário Comunidades Criativas, com oficinas específicas para cada fase da vida e oferta de temas e ofi cinas ampliada anualmente.

- Oficinas virtuais: 3, 2, 1 gravando! e Fazendo encontros virtuais dinâmicos com a JE, em parceria com a Coordenação do Trabalho com Jovens.

- Grupo de apoio e formação para uso de ferramentas virtuais de colaboração e educação cristã com grupos do Ensino Confi rmatório. Na primeira fase, foram auxiliadas diretamente 42 pessoas, de 33 Paróquias e 16 Sínodos.

Continua na próxima edição.

Coordenação de Educação Cristã da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Nenhum serviço agrada a Deus, seja ele enorme, quando este fere o próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br