Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 792

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 02:05

Formação - Diaconia

Secretaria da Ação Comunitária

   Saneamento é básico - A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Igreja Católica que, há várias décadas, propõe o estudo de temas atuais. De tempos em tempos, ela é aberta para que outras Igrejas se somem e contribuam. É o caso da Campanha em 2016. Por meio do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e de pessoas especialmente incumbidas, a IECLB ajudou a desenvolver a Campanha, cujo tema é Casa comum, nossa responsabilidade. O lema é Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca (Am 5.24). 

   A Campanha pretende reacender a discussão, levantada especialmente pelos movimentos ecológicos, sobre a importância de uma nova relação entre as pessoas e o meio ambiente. É imprescindível que diminuamos as pegadas destrutivas que deixamos por onde passamos e que nos voltemos para reaprender a respeitar o meio ambiente, a natureza.

   Apesar de avanços significativos em diversas áreas e de indicadores que apontam para certo progresso, boa parte da população ainda consome água de baixa qualidade, o que, certamente, contribui para severos problemas de saúde, que levam, inclusive, à morte. Vivemos a contradição de contar com tecnologias cada vez mais avançadas (automóveis, computadores, smartphones, etc.) e ainda conviver com esgoto correndo livre, a céu aberto. Trata-se, inegavelmente, de total inversão de valores. Tornou-se mais importante ter o último IPhone do que um copo de água potável.

   Discutir saneamento básico não poderia vir em hora mais apropriada, pois testemunhamos e sofremos as consequências de doenças transmitidas por insetos que adoram proliferar em águas paradas. Neste caso, a necessidade de combater estas doenças é mais um argumento para que haja investimento pesado em saneamento básico.

   Resta-nos agir para transformar esta realidade. Investir em saneamento básico e, por extensão, no respeito e no cuidado com a natureza, é mostra de inteligência e sabedoria. 

P. Dr. Mauro Souza
Secretário da Ação Comunitária
Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br