Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 833

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 23:23

Fé Luterana

Fazer o bem sem olhar a quem?!

Por que Deus amou o mundo de tal maneira que nos deu o seu Filho único por amor a todos nós. Nas Sagradas Escrituras, Cristo nos ensina a viver de acordo com os seus ensinamentos. Jesus Cristo diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e viremos para Ele e faremos nele morada (Jo 14.23).

Para nós, seres humanos, simultaneamente justos e pecadores, nem sempre é fácil amar, até mesmo as pessoas que não conhecemos, porém esta é a chave para uma vida plena e feliz. Deus não deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará todas as coisas? (Rm 8.32).

Por vezes, nós esquecemos a promessa de Cristo, que nada nos faltará. A ganância e a falta de fé tomam conta de muitos lares e corações. Pessoas vivem em condições sub-humanas e matam umas às outras até por alguns trocados. A nossa missão, como pessoas cristãs, é mostrar ao mundo a nossa fé e fazer a diferença aonde quer que estejamos, bem como transformar o mundo à nossa volta, começando pelo lugar onde vivemos.

A nossa vida é repleta de vários acontecimentos. Pessoas que não são da família e não conhecemos cruzam o nosso caminho todos os dias e nos dizem muito com apenas um olhar. São filhos de Deus assim como eu e você. Cada qual tem a sua história e seu jeito de ser, cada qual carrega as suas dores e os seus medos. A parábola do bom samaritano também tem muito a nos ensinar.

Quantas pessoas que não são da família ou conhecidas terminam se tornando anjos da paz e do amor em nossa vida?

Alguém de quem poucos esperavam algo, por ser considerado fraco na fé, é justamente este quem vai em direção ao homem caído e o ajuda a restabelecer-se fisicamente com dignidade. Essa parábola é uma grande lição para nós, pessoas cristãs. Ela nos traz o valor do amor ao próximo, mesmo que este nos seja um completo estranho.

Devemos e podemos amar, porque Cristo nos amou primeiro. É dando que se recebe. É perdoando que se é perdoado. Somos sacerdócio real, chamados, chamadas, vocacionados e vocacionadas a fazer o bem sem olhar a quem, orar por todas aquelas pessoas que necessitam e não somente por aquelas que conhecemos.

Ao refletirmos sobre a nossa história de vida, podemos nos questionar quantas pessoas que não são da família ou conhecidas terminam se tornando anjos da paz e do amor em nossa vida? No Ministério Pastoral, para o qual fui ordenada, vivencio isso todos os dias e guardo, de cada pessoa, algo bom para a minha vida, até mesmo daquelas pessoas consideradas ‘difíceis’, pois estas também têm algo a nos ensinar.

Certamente, podemos amar até mesmo as pessoas que não conhecemos, porque Cristo nos amou primeiro e nos ensinou, por meio da sua morte e do seu sofrimento na cruz, que este é o verdadeiro caminho de toda pessoa cristã: o caminho, a verdade e a vida que é Cristo Jesus, o nosso Senhor e salvador.

Pa. Mônica Barden Dahlke

Pastora Vice-Sinodal do Sínodo Uruguai e Ministra na Paróquia de Seara/SC

Para refletir, leia João 3.16

 

A promoção da verdadeira paz busca o encontro

Acima de tudo isso, porém, o amor, que é vínculo da perfeição (Cl 3.14). A busca incansável pela promoção e busca da paz nos confronta com novos desafios. Vivemos tempos em que é mais fácil (e cômodo) viver cercado somente por quem pensa como nós. Dessa forma, haverá consenso e o clima de plena paz tomará conta do nosso viver... Será?

Se você também acompanha um pouco as Redes Sociais, há de concordar que, muitas vezes, a expressão da opinião de algumas pessoas causa inúmeras justificativas para posturas ásperas e até de falta de respeito entre pessoas amigas. Aliás, é bom que nas Redes Sociais só aceitamos amizades e não inimizades. A realidade que nos confronta e nos faz perceber que somos diferentes não deveria ser justificativa para a falta de paz.

Viver o amor nos torna capazes de ir além do óbvio, pois não fazemos nada de novo quando amamos somente quem nos ama.

Para todas as pessoas que têm no Evangelho o indicador da verdadeira paz e, em Cristo Jesus, a centralidade da fé, promover a paz não é apenas uma postura individual. A paz que buscamos não é limitada nem exclusiva. É desafiadora e nos convida a olhar para além da nossa área de conforto e comodidade. A paz busca o encontro.

A busca pela promoção da verdadeira paz nos coloca em movimento, nos desafia e desacomoda. O que seria mais fácil quando constatamos as nossas diferenças diante da realidade: construir muros ou pontes? O que nos parece mais lógico é, infelizmente, sempre que confrontados e confrontadas por algo ou alguém diferente, nos isolarmos, construirmos muros. Dessa forma, ‘protegemos’ a nossa forma de pensar. Construir pontes, a partir do diálogo e da tolerância, exige-nos para além da lógica e daquilo que é mais fácil.

Permanecer no amor é um convite para ter a capacidade de encontrar espaços e oportunidades para fortalecer a fé, a comunhão, o testemunho e a ação, não apenas entre quem pensa da mesma forma.

Ter o nosso pensar e agir confrontados com o pensar e agir de outras pessoas nos coloca diante de novos desafios e possibilidades. De Jesus aprendemos a tolerância. Ele pode assim agir porque a sua motivação era e é o amor. Viver esse amor, que rompia conceitos e preconceitos, torna cada um e cada uma de nós capazes de ir além do óbvio, que é amar quem nos ama.

Viver a partir da compreensão de crer em Cristo, fundamentada no amor, se expande no cuidado com todos e todas, com a Criação, até mesmo com quem não conhecemos ou aquilo que não concordamos. Não fazemos nada de novo quando amamos somente quem nos ama.

A promoção da paz acontece de forma relacional, no respeito, na tolerância, no cuidado e na capacidade que temos em sairmos do comodismo e nos deixar desafiar por esta motivação: não espere pela paz, construa a paz! O seu agir fará diferença sempre!

Pa. Mirian Ratz

Pastora Vice-Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí e Ministra na Paróquia em Timbó/SC 

Para refletir, leia Mateus 5.43-47

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br