Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 811

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 01:51

Jubileu da Reforma

Agora, outros 500

Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida para, neste mês de novembro de 2017, refletirmos sobre a nossa esperança nesses que são, agora, outros 500. Como Igreja que carrega marcas da Reforma, a nossa herança e o nosso jeito de ser Igreja nos encorajam a olhar para o futuro com esperança e confiança.

 A Igreja que queremos ser está definida: queremos ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação. Volto sempre de novo a esta questão, porque ela é de extrema importância. Não se trata de uma formulação contida em um documento perdido em uma gaveta. Ela é fruto de muita discussão, foi sancionada pelo Concílio e integra o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).

É com esperança que podemos olhar para o futuro. A nossa confessionalidade e os nossos valores nos dão razão de sobra para isso. De quais recursos adicionais precisamos? Menciono como fundamental a determinação de nadar contra a corrente do pessimismo, do desânimo e da indiferença. Os tempos em que vivemos nos induzem à desesperança: queremos fazer a diferença, mas nos sentimos tolhidos pelo desinteresse da maioria em relação aos assuntos da Comunidade, pelo ‘tanto faz’, porque a corrupção corre solta no Brasil, pela superficialidade das relações reduzidas a ‘curtidas’ nas redes sociais.

Não há modelos prontos: cada Comunidade precisa descobrir, à luz do Evangelho, na realidade em que está inserida, como dinamizar o seu testemunho para dentro e para fora. O compromisso que todas têm, no entanto, é o de compartilhar com as demais Comunidades as suas experiências de testemunho. Entendo que a organização da IECLB dá espaço para isto: reuniões de Conselhos Paroquiais e Assembleias Sinodais deveriam ser redescobertas como espaço para a troca de experiências missionárias. Isto vale também para o Concílio da Igreja. Explorem mais estes espaços da estrutura e usem melhor o espaço reservado para cada Comunidade e cada Paróquia no Portal Luteranos!

Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O ponto principal do Evangelho, o seu fundamento, é que, antes de tomares Cristo como exemplo, o acolhas e o reconheças como presente que foi dado a ti, pessoalmente, por Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br