Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 809

Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 11:12

Jubileu da Reforma

Cuidado com a Criação

Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida para, neste mês de setembro, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Cuidado com a Criação, uma das dimensões da Missão dentro do eixo Sustentabilidade, conforme o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).

Toda Criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora, conforme Romanos 8.23. As palavras de Paulo são de uma atualidade impressionante. Experimentamos no nosso cotidiano a degradação da natureza. O noticiário nos confronta com a má gestão dos recursos pelas estruturas de mercado e de governo, agravados pela impunidade que grassa o nosso país. Percebemos, inclusive, o descaso com questões básicas, como o desperdício e a reciclagem do excesso em nossas moradias e eventos comunitários, acobertado pela justificativa da falta de tempo e pela equivocada ideia de que os recursos são ilimitados. Em parte, permanecemos inertes, desesperançados e desesperançadas, como se, mesmo que agíssemos, nada fosse suficiente para transformar a situação.

Na explicação do Credo Apostólico, Lutero menciona como Criação de Deus cada um, cada uma de nós e todas as criaturas. Ele inclui todas as demandas necessárias para o corpo e a vida. Tudo isso Deus faz por sua bondade e misericórdia, ou seja, a natureza e tudo o que nos cerca é expressão da gratuidade de Deus e nós, seres humanos, somos parte de um conjunto maior de criaturas colocadas sob a graça de Deus. Neste sentido, cabenos uma atitude de humildade, de gratidão, de louvor e de liberdade responsável: como pessoas agraciadas, podemos romper o círculo vicioso da destruição e da morte e ingressar na espiral virtuosa da graça, assumindo o nosso papel de pessoas cuidadoras da Criação.

Que nesta fase de celebrações do Jubileu da Reforma, possamos reconhecer perante Deus as nossas falhas no cuidado de toda a Criação e acreditar que, a partir da graça imerecida da qual somos beneficiários e beneficiárias, podemos assumir novas atitudes e posturas.

Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br