Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 806

Quinta-feira, 20 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 08:34

Jubileu da Reforma

Ministério

Dando seguimento ao projeto Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida a, neste mês de junho, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Ministério, especificamente, o Ministério com Ordenação, que tem como atribuições a proclamação pública da Palavra e a administração dos Sacramentos.

Ensina-se também que sempre haverá e permanecerá uma única Santa Igreja Cristã, que é a congregação de todos os crentes, entre os quais o Evangelho é pregado puramente e os Santos Sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho (Art. 7, Confissão de Augsburgo). A Comunidade Cristã deve a sua existência à Palavra de Deus. Não por acaso o Apóstolo Paulo perguntou: Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10.14).

A partir do Batismo, todas as pessoas batizadas, reunidas em Comunidade, são corresponsáveis pelo Ministério da Proclamação da Palavra. É tarefa do Sacerdócio Geral, a comunidade das pessoas que creem.

Ministros e Ministras pregam a Palavra, administram os Sacramentos, ouvem e aconselham, solidarizam-se, capacitam para a vivência do Sacerdócio Geral de todas as pessoas batizadas, atuam na formação de lideranças e testemunham publicamente a Palavra de Deus na sociedade. Participam e promovem, enfim, a Missão de Deus no mundo.

A quarta Estação traz eventos importantes na sua agenda, como o Fórum de Missão, que inicia no dia 1º e encerra no Domingo de Pentecostes (dia 4), data do lançamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2017. Toda a vida comunitária e de fé, devemos à ação do Espírito Santo, festejado em Pentecostes. Neste dia, também encerra-se a Semana de Oração pela Unidade Cristã, como parte da busca por reconciliação dos filhos e das filhas de Deus. O dia 5 (Dia Internacional do Meio Ambiente) lembra a nossa responsabilidade pelo cuidado com a Criação. O dia 10 (Dia do Ministro e da Ministra) convida para refletir sobre o lugar e a tarefa das pessoas que se sentem vocacionadas e abraçam o Ministério com Ordenação, colocando-se sob a incumbência advinda do Evangelho (Mateus 28.18-20).

Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br