Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 804

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 01:47

Jubileu da Reforma

Jubileu da Reforma

Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, a Presidência da IECLB convida a, neste mês de abril, relembrar o Testemunho Público dado pela Reforma e o Testemunho Público que nos cabe hoje, como pessoas e como instituição (Comunidade, Paróquia, IECLB como um todo e Organizações Identificadas).

“O ano do Jubileu abre várias possibilidades de reflexão sobre o nosso papel junto à sociedade. Somos parte de um mundo que reforça cada vez mais o individualismo em detrimento da comunhão, que tanto prezamos. A partir disso, aumenta o abismo das diferenças sociais, agrava-se o descuido com a Criação e, mesmo que o discurso seja diferente, subsiste a discriminação velada.

Como instituição e como pessoas, somos desafiadas a nadar contra a correnteza, lutando contra a discriminação, seja ela de qual natureza for, em nossas relações, em nossa linguagem, em nossa ação missionária. A relativização dos valores nos desafia a reafirmar publicamente que há referenciais que defendem a dignidade humana e a Criação.

Com o Movimento da Reforma, a redescoberta do Evangelho teve como desdobramento um chamado para uma nova forma de viver em Comunidade. As pessoas cristãs foram conclamadas a se envolver com as questões do cotidiano. Lutero deu mostras das implicações do Evangelho na esfera pública, ao se posicionar diante de diversos temas: educação, economia, política, guerra, etc.

A segunda Estação do Jubileu traz eventos importantes na sua agenda, como o dia 13, quando inicia a circulação do Selo comemorativo do Jubileu dos 500 anos da Reforma, em iniciativa conjunta dos Correios do Brasil e da Alemanha, reconhecimento da importância da Reforma na sociedade ocidental. No calendário litúrgico, temos a Sexta-feira Santa (14) e a Páscoa (16). Entre 16 e 22, acontece a Semana dos Povos Indígenas. No dia 21, temos o Dia Nacional da Juventude Evangélica. No dia 30, celebramos o Dia Nacional da Diaconia.

A partir do Evangelho, as Comunidades cristãs são conclamadas a ser luz do mundo, sal da terra e fermento na massa. Que o Espírito de Deus conceda às Comunidades determinação para fazer frente aos desafios do seu contexto!”.

Trechos do documento emitido pela Presidência da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br