Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 848

Quarta-feira, 25 de Maio de 2022

Porto Alegre / RS - 10:20

Diversidade

Serviço às pessoas e ao mundo(parte 2/2* )

Para o Dia Nacional de Diaconia, foram oferecidos subsídios para celebrações, considerando a realização de Cultos online, bem como momentos de oração individual ou familiar, a exemplo da proposta litúrgica para o Dia Mundial de Oração pela Diaconia (dia 26 de cada mês).

Uma celebração elaborada com o objetivo de motivar as ofertas online para o trabalho diaconal foi disponibilizada no Portal Luteranos e igualmente divulgada pelas Redes Sociais. Houve uma ampla divulgação do vídeo de motivação para a oferta, o qual foi editado pela Secretaria Geral. Contudo, percebese o desafio de fortalecer a cultura de ofertar na modalidade online entre os membros da IECLB.

Ações diaconais em tempo de pandemia - Muitas Comunidades, bem como Instituições com vínculo confessional, têm realizado diversas ações diaconais de prevenção ao Covid-19, apoio à segurança alimentar (doação de cestas básicas e marmitas), suporte em situações de dor e luto, bem como formas alternativas de visitação (telefone, cartas, conversas de portão).

Somos uma Igreja que, no atual contexto, soube oferecer respostas de cuidado à vida, a todas as vidas. Há que se expressar gratidão aos Conselhos e às Coordenações Sinodais de Diaconia, que auxiliaram na motivação, organização e divulgação das ações comunitárias e institucionais.

Apoio a Projetos - Houve a abertura de um Edital específico, o que possibilitou o apoio a algumas dessas ações diaconais em promoção de vida digna às pessoas que sofrem em decorrência da pandemia causada pelo Covid-19. A Coordenação de Diaconia, em parceria com o Núcleo de Projetos, faz a gestão destes projetos e fundos disponíveis.

Articulação de ações de autocuidado e cuidado coletivo - Em suporte às equipes das Instituições Diaconais que realizam serviços essenciais (acolhimento de pessoas idosas (ILPIs) e acolhimento de crianças e adolescentes (casas lares), bem como de apoio às Comunidades), têm sido articuladas ações com as pessoas que concluíram a formação em Psicotraumatologia e Técnica de Redução de Estresse (TRE).

Têm sido ofertadas vivências de autocuidado e cuidado coletivo às Instituições de acolhimento vinculadas a ABEFI e a AEVAS, alcançando 67 pessoas. As vivências são oferecidas por meio de encontros online.

De igual forma, a TRE é oferecida de forma online para algumas pessoas. Especialmente nesse tempo de distanciamento social imposto pelo Covid-19, a TRE é um importante instrumento de alívio das tensões e de redução do estresse.

Como fruto da formação em Psicotraumatologia, destacamos também a Rede de Apoio sobre o Covid-19, vinculada ao Programa de Psicotraumatologia do ABCD. Esta Rede também está sendo divulgada na Campanha Por um Lar sem Violência.

*Texto iniciado na página 13

Coordenação de Diaconia e Inclusão da IECLB

 

MOMENTO

 

Desafios

- As ofertas de formação para o fortalecimento da diaconia comunitária precisam ser adequadas aos encontros online. A formação em diaconia, além de promover a reflexão, objetiva criar e fortalecer vínculos entre as pessoas. Assim, é necessário identificar formas para viabilizar este objetivo.

- No atual contexto de pandemia, resultado do Covid-19, é necessário oferecer formação que atenda demandas e necessidades das Comunidades, sobretudo daquelas que estão desenvolvendo ações diaconais específicas neste período.

Para tanto, é necessário identificar quais são os principais temas e as principais necessidades.

- Outro desafio que sobressai neste momento tem relação com a sustentabilidade da diaconia, tanto no fortalecimento das ações diaconais comunitárias, como na manutenção da Coordenação Nacional, pois ambas são sustentadas por ofertas nacionais. Nesse sentido, face à diminuição das Ofertas Nacionais no atual período, está sendo elaborado um projeto para captar recursos junto a uma agência apoiadora.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Tornai-vos, pois, praticantes da Palavra e não somente ouvintes.
Tiago 1.22
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br