Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 847

Sábado, 15 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 08:54

Diversidade

Pela construção de uma sociedade justa e democrática(parte 2/2)

O distanciamento social como forma de proteção à vida, em meio à pandemia do Covid-19, forçou a necessidade de repensar, suspender ou adaptar ações planejadas e criar novas ações em resposta ao atual contexto.

- Trabalho com casais: o evento presencial planejado para acontecer em maio de 2020 foi suspenso. Será constituído um grupo de apoio para refletir e articular ações que potencializem a força missionária desse trabalho.

- Articulação para superação de preconceito étnico-racial: em sintonia com a Meta Missionária 4, foi retomada a parceria com o Grupo Identidade, da Faculdades EST, com vistas a articular ações conjuntas para a sensibilização, prevenção e superação dos preconceitos étnico-raciais, dentro e fora do âmbito eclesial.

- Articulação para superação da violência contra a mulher: considerando o aumento do índice de violência doméstica, no atual período de distanciamento social, foi intensificada a parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e o Programa de Gênero e Religião, da Faculdades EST, visando a articular ações conjuntas para transformar essa realidade que fere a vida das mulheres e a integridade de toda a família. Com base nesta articulação, destacamos os momentos de diálogo e formação com grupos de Ministras e Ministros e lideranças dos Sínodos Nordeste Gaúcho, Noroeste Riograndense e Espírito Santo a Belém, que resultaram na formatação do curso online de extensão comunitária Violências contra as mulheres e o papel de Ministras, Ministros e Comunidade.

A Campanha Por um Lar sem Violências, lançada em abril de 2020, em parceria com o PGR/EST, visa a fortalecer a Ação Missionária da IECLB na promoção da vida digna e na superação da violência doméstica e familiar. Além de sensibilizar para o diálogo e a busca por soluções, a Campanha motivou o envolvimento de Ministros, Ministras e lideranças comunitárias na divulgação da temática por meio de lives e da produção de três vídeos. O material da Campanha pode ser acessado via Portal Luteranos.

Frente às manifestações crescentes de intolerância e preconceitos, é necessário continuar se empenhando no testemunho público de defesa da dignidade humana e do respeito à diversidade.

As ações devem incluir denúncia, questionamento às hermenêuticas que insistem em fazer uso da Palavra de Deus para justificar desigualdades e sustentar relações de opressão, seja por questões de gênero, raça ou orientação sexual.

As ações da Igreja precisam incluir práticas de acolhimento e acompanhamento, de formação e sensibilização, a fim de celebrarmos a multiplicidade de dons que mulheres e homens trazem consigo, sejam brancos, pardos, negros e índios.

Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB

MOMENTO

 

Desafios

Neste período em que o distanciamento social se apresenta como a forma mais segura de proteção à vida, mulheres, crianças, pessoas idosas e com deficiência que vivem com quem lhes agride, necessitam de mecanismos que lhes permitam falar, de forma segura, sobre a violência que sofrem.

Na condição de Igreja, também temos desafios, como: 1) criar espaços seguros de fala e escuta para situações de assédio e violência nas Comunidades, sobretudo, uma ouvidoria como recurso nacional, 2) capacitar Ministros e Ministras para aconselhamento e acompanhamento de mulheres em situação de violência e 3) continuar trabalhando para melhorar a equidade de gênero nos espaços de decisão e cargos de lideranças.

para aconselhamento e acompanhamento de mulheres em situação de violência e 3) continuar trabalhando para melhorar a equidade de gênero nos espaços de decisão e cargos de lideranças.  

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br