Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 846

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 15:22

Diversidade

Pela construção de uma sociedade justa e democrática(parte 1/2)

Toda a pessoa tem o direito de viver com dignidade e liberdade sendo protagonista da própria história. Para a IECLB, a justiça de gênero é um elemento fundamental para a construção de uma sociedade verdadeiramente igual, justa e democrática.

Essa ação surge do reconhecimento de vivermos em uma sociedade que, sistematicamente, discrimina mulheres por seu gênero. Assim, firmamos o compromisso evangélico com o Deus da vida de transformar essa realidade que igualmente afeta a Igreja.

Para isso, precisamos melhorar a equidade de gênero na participação em espaços de decisão, representação e definição de processos internos da Igreja, valorizando a diversidade de dons, buscando a superação de todas as formas de preconceito e violência contra a mulher.

Com esses objetivos, a Coordenação investiu em oficinas de sensibilização, reflexão e análise, cursos de capacitação de lideranças e fortalecimento da articulação com redes e instituições parceiras, em âmbito nacional e internacional.

Dentre as ações desenvolvidas destacamos:

- Capacitação e sens i b i l i z a ç ã o para a justiça de gênero e a superação da violência d o m é s t i c a : c a p a c i t a ç ã o realizada no evento comemorativo aos 120 anos da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), em abril/2019, e no 26º Encontro Nacional de Ensino Religioso da Rede Sinodal, em maio/2019. Participaram das oficinas, aproximadamente, 3.700 pessoas, sendo a maioria mulheres, 23 jovens lideranças da Rede Sinodal de Educação, Professores, Professoras, Ministros e Ministras.

- Publicação da revista em quadrinhos Valentina: a publicação do gibi foi realizada em parceria com a Oase visando a contribuir para a reflexão em torno do tema da superação da violência doméstica, especialmente, a violência contra as mulheres, e, consequentemente, fomentar uma cultura de convivência saudável, marcada por relações de equidade. Este subsídio atende públicos de diferentes contextos e gerações na temática de prevenção e ações estratégicas para o enfrentamento à violência doméstica.

- Apoio a projeto de justiça de gênero a mulheres do campo: apoio promovido por meio do projeto coordenado pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e Fundação Luterana de Diaconia (FLD), em parceria com a IECLB. Em 2019, o projeto possibilitou a formação de 28 mulheres vinculadas a Comunidades rurais a partir do Curso de Promotoras Legais Populares.

- Parceria com a ELM: participação e parceria na organização e realização da International Gender Summer Academy, promovida pela ELM (Hermannsburg/Hannover – Alemanha), em 2018 e 2019. O evento resultou no fortalecimento da parceria entre a ELM e a IECLB para iniciativas voltadas à justiça de gênero.

Continua na próxima edição. 

Coordenação de Gênero, Gerações e Etnias da IECLB

 

MOMENTO

 

Contra todo o tipo de violência e discriminação
 

Ao equipar, assessorar e apoiar as lideranças de todas as instâncias da Igreja para que compreendam, se expressem e atuem contra todo tipo de violência e discriminação, seja por raça, gênero, deficiência, orientação sexual e condição social, conforme a Meta Missionária 4:

1) Contribuímos para melhorar a posição das mulheres dentro da Igreja, promovendo maior equilíbrio de gênero nos espaços de decisões e cargos de liderança, especialmente em âmbito nacional e sinodal.

2) Promovemos a inserção de tais temas nos Planos de Ação Missionária de distintos grupos e instâncias da IECLB, como Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), Conselho Nacional de Diaconia (Conad), Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (Oase), Fórum da Mulher Luterana, Rede Sinodal de Educação, Conselhos Sinodais e Conferências Ministeriais.

3) Sensibilizamos para a necessidade de maior envolvimento da Comunidade Cristã no enfrentamento às violências, especialmente contra as mulheres.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br