Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 845

Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 02:57

Diversidade

Ele nasceu... e está entre nós!

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo... e tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, e reparará os seus caminhos, para dar ao seu povo conhecimento da salvação, na remissão dos seus pecados, graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz.
Lucas 1.68ss

O período do findar do ano reporta aos encontros de Advento, às celebrações de Natal, às festividades do final de ano, tempo de muita convivência... Em 2020, será diferente... Não teremos grandes encontros, mas o fundante do Natal, a esperança, a fé e a comunhão, continuarão nas nossas vidas e famílias. Jesus nasceu! O Emanuel está entre nós!

Vivemos um ano que parece não terminar e a esperança, muitas vezes, esmorece, mas justamente em momentos de dificuldades, precisamos lembrar e relembrar de um nascimento que mudou a história da humanidade: Deus se faz humano em simplicidade para nos abraçar e acolher em seu amor e graça.

Deus vem de forma singela para que toda e a qualquer pessoa possa reconhecer e identificar-se com esse Deus amoroso e solidário, mesmo em situação de internação hospitalar, trabalho incansável nas UTIs e nos atendimentos médicos, luto por alguém querido, recuperação do Covid e distanciamento...

A IECLB reafirma o cuidado e a proteção da vida como valor máximo. Solidarizamo-nos com as famílias enlutadas, oramos pelas pessoas e as suas famílias nessa situação de pandemia, mas, em especial, oramos para as pessoas que, na sua vocação e profissão, estão envolvidas no cuidado de vidas e no tratamento para o restabelecimento da saúde da população.

Diante das dificuldades, das portas fechadas, do distanciamento, Cristo se achega novamente às nossas vidas e nos convida para que, neste Natal e depois, possamos: cuidar e proteger toda e qualquer vida, começar e recomeçar com esperança a cada novo dia, acolhendo e ofertando o que é bom para a vida, cultivar valores e práticas que promovam dignidade e justiça, viver a gratidão e a misericórdia, agradecendo pelo que somos, temos e recebemos, nos dispondo a ofertar em solidariedade a nossos irmãos e nossas irmãs.

Manter a fé, o amor e a esperança... A Salvação que veio em uma criancinha na manjedoura está entre nós e os nossos pés podem trilhar o caminho da paz.

P. Olmiro Ribeiro Junior | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

 

Prudência, cooperação, solidariedade e oração

Saúdo-os com a palavra da Epístola aos Hebreus (11.1), que é também o lema desta semana: A fé é a certeza das coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver. Esta palavra por certo não foi escrita em face de uma epidemia, como a atual, que grassa não apenas entre nós, mas já alcançou mais de 160 países. Ela foi escrita a Comunidade que experimentava o sofrimento, em seu caso, advindo da perseguição religiosa. A epístola anima a encontrarmos, na fé, conforto, esperança, novo ânimo e forças renovadas. Que possamos exercitar a prudência, a cooperação, a solidariedade e a oração. Acima de tudo, permanece a confi ança que, em tempos de apreensão, Deus continua nos segurando pela mão.

Carta Pastoral da Presidência acerca da Gripe A (2009) 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br