Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 796

Terça-feira, 25 de Junho de 2024

Porto Alegre / RS - 01:41

Comportamento

Geração JE na missão da Igreja

...Esse é o povo de Deus.
Povo jovem cheio de fé.
Protagonista de
um mundo novo
Geração JE...

   O refrão da música tema do 22º Congrenaje, de autoria do grupo de jovens da Comunidade Evangélica Luterana de São Luís/MA, sinaliza que a Juventude Evangélica (JE) é uma geração de jovens gerada por Deus e tem um compromisso com o Evangelho e com a missão de Deus.

   Pessoas jovens buscam sentido e significado do seu viver, das suas escolhas, das suas opções, das suas motivações. Elas têm buscado mais espaço na Comunidade e nas diferentes instâncias da Igreja, entendendo que são parte importante do Corpo de Cristo e, como tal, podem participar da transformação do meio onde estão.

   A partir de reflexões com jovens e eventos para jovens na IECLB, podemos constatar que são: GerAção JE no mundo, amparados e amparadas pelo texto bíblico que diz: Pois Nele vivemos, nos movemos e existimos, porque Dele também somos geração (Atos 17.28). A JE é ‘geração ativa, que por Deus foi gerada e Nele vive, se move e existe, com as diferenças e particularidades, e, assim, gera ações que dão sabor e aromas à Missão de Deus, não somente na nossa Igreja, mas também em diversos âmbitos, setores e lugares’.

   A juventude é desafiada a gerar ações de testemunho do amor de Deus, de convívio fraterno, promoção da paz e da justiça, valorização do ser humano na sua integralidade, tendo o Espírito inovador e transformador de Deus como guia.

   O trabalho com jovens na IECLB é uma atividade que acontece em rede. Esta rede é formada por jovens que atuam em suas Comunidades e pela estrutura que apoia este trabalho: os 18 Sínodos da IECLB, o Conselho Nacional da Juventude (Conaje) e a Coordenação do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio, que faz parte da Secretaria da Ação Comunitária (SAC), na Secretaria Geral da IECLB

   Grupos de jovens nas Comunidades e Paróquias formam o Conselho Paroquial da JE. Os Conselhos Paroquiais têm a sua representação no Sínodo, formando o Conselho Sinodal da JE. Na Assembleia Sinodal da JE, é escolhida uma pessoa jovem para participar do Conaje. O Conaje é composto por representantes jovens dos 18 Sínodos e por Ministros Orientadores e Ministras Orientadoras, tendo como papel assessorar a Direção da Igreja em assuntos relacionados à juventude.

   Esta organização, que oportuniza o protagonismo da pessoa jovem, contribui para a articulação, a formação e a elaboração de materiais, que são as áreas de atuação do trabalho com jovens na Secretaria da Ação Comunitária.

   A coordenação do trabalho com jovens e programas de intercâmbio tem como atribuições:

   - fortalecer a coordenação e a articulação nacional de trabalho com jovens junto com o Conselho Nacional da Juventude;

   - subsidiar a formação sinodal de lideranças jovens e a orientação teoló- gica para a promoção, a articulação e a coordenação do trabalho comunitário na área de juventude, bem como a divulgação e a elaboração de materiais;

    - promover campanhas nacionais, incluindo a publicação de materiais alusivos ao Dia Nacional da Juventude Evangélica (21 de abril) e a cartilha Criatitude (com reflexões sobre um tema escolhido por jovens);

    - criar espaços de partilha de experiências da atuação jovem, fortalecendo a identidade e o protagonismo juvenil;

   - articular a representação jovem em intercâmbios e programas ecumênicos e/ou internacionais;

   - coparticipar na promoção de intercâmbio jovem com a Igreja Luterana da Suécia, Igreja Luterana da América (ELCA) e Programa Sul - Norte - voluntariado na Alemanha.

   A cada dois anos, é realizado o Congresso Nacional da Juventude Evangélica da IECLB (Congrenaje), que mobiliza jovens, Ministros, Ministras, Comunidades e Sínodos. Seminários, Acampamentos de Carnaval, Acampamentos Repartir Juntos (ARJs), Cursos de Lideranças nos Sínodos, assim como os encontros regulares de Grupos de Jovens, fortalecem a pessoa no seu desenvolvimento, animando-a a ser multiplicadora na missão da Igreja.

   Os desafios para seguir na missão com a juventude são variados e, por isso, é necessário ampliar parcerias e fortalecer a rede de comunicação entre Ministros Orientadores e Ministras Orientadoras da juventude nos Sínodos, juventudes e Secretaria Geral da IECLB.

    A juventude da IECLB tem participado e colaborado na Missão de Deus, buscando assumir a responsabilidade que lhe é confiada para ampliar e consolidar a ação missionária da e com a juventude da IECLB. As diversas ações têm influenciado, transformado e edificado a vida de muitas pessoas jovens Brasil afora.

   Neste sentido, vemos a importância de fortalecer e fomentar o trabalho com jovens, animando os seus grupos de JE, os Sínodos e as diversas realidades nas quais estão inserid@s. A valorização de cada pessoa jovem, com os seus dons e o seu desejo de servir nas diversas instâncias de sua Igreja, é fundamental!

Missão e intercâmbio jovem

   Pessoas jovens são movidas pela fé e pela confessionalidade para agir em conjunto, em solidariedade, justiça e paz com a Criação na Missão de Deus.

Contribuindo para o compromisso com a Igreja de Cristo

   Neste sentido, os Programas de Intercâmbio com Jovens na IECLB proporcionam significativas mudanças na vida da pessoa jovem. O intercâmbio possibilita novas experiências e abre novas perspectivas, fortalece as relações entre as Igrejas e contribui para o compromisso com a Igreja de Jesus Cristo, desperta o interesse por assuntos globais e a responsabilidade com a Criação de Deus.

Geração JE na missão da Igreja

   Jovens intercambistas têm um sentimento de que fazem parte de uma Igreja cristã universal, trazem reflexões sobre semelhanças e diferenças entre as Igrejas de comunhão cristã e, por consequência, têm um entendimento cultural mais amplo.

   Para exemplificar, compartilhamos, ao lado, o depoimento do jovem Jeferson Borchardt, de Massaranduba/SC, que retornou do voluntariado na Alemanha no início de 2016.

  O carinho que recebo das pessoas com deficiência é algo que não tem explicação. Alguns não falam, outros não veem, outros têm algum problema mental, não andam, mas consigo me comunicar muito bem com eles, pelo menos com os que convivo há mais tempo. Tenho um carinho muito grande por eles e sinto que eles também o têm por mim, o que me deixa muito feliz. Afinal, aqui eu não tenho mãe, irmãos, tios. Sendo assim, sinto como se eles fossem a minha família.

   [...] Outro aspecto bom de fazer esse voluntariado é conseguir amadurecer, no sentido de ter que se virar sozinho com os seus afazeres domésticos. Fora o aprendizado e a prática do idioma Alemão.

   Enfim, aqui estou fazendo o que fui incentivado a fazer no último Congrenaje: ser geração JE no mundo. Sempre serei grato por esta maravilhosa oportunidade de conhecimento, amadurecimento, missão e diaconia.

 

Diác. Simone Engel Voigt

   Diác. Simone Engel Voigt, formada em Serviço Social pela Universidade de Blumenau/SC (FURB). Atua como Coordenadora do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio, da Secretaria da Ação Comunitária (SAC), Secretaria Geral da IECLB

 

 

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br