Jornal Evangélico Luterano

Ano 2021 | número 848

Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 17:32

Batismo

Orientação da Palavra e consolo na fé

As Metas Missionárias 2019- 2024 visam a fortalecer a Ação Missionária da Igreja em âmbitos nacional, sinodal e local. A Coordenação de Liturgia contribui diretamente para a Área de prioridade - Culto e Comunicação, vinculada à Meta Missionária 2.

Em 2019, a Área da Liturgia teve avanços no seu Planejamento, em sintonia com as Metas Missionárias. Além de dar continuidade à capacitação de Ministros e Ministras, percebe-se uma lacuna na formação litúrgica da Comunidade, a qual, segundo o Livro de Culto da IECLB, é a responsável pelo Culto e, como tal, ao participar ativamente da Liturgia, assume o Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes. Para fortalecer esta dimensão, deve-se investir na capacitação litúrgica da Comunidade, incentivando a formação de equipes de Liturgia.

Com o objetivo de aprimorar as habilidades de Comunicação, destacamos a realização do seminário A Comunicação na Liturgia: performance do Ministro e da Ministra no Culto, promovido em parceria com o Conselho Nacional de Liturgia e Culto (Conalic). O seminário ocorreu em junho/2019, reunindo 30 pessoas (uma liderança leiga, 11 Ministras e 16 Ministros), com representação de todos os Sínodos.

Relacionado ao Culto e à Comunicação e em atenção a uma defasagem de material na área, partilhamos a publicação da Revista Acústica e Sonorização no Culto com o objetivo de auxiliar na avaliação e adequação da infraestrutura dos templos em relação ao som e à acústica para comunicação eficaz do Evangelho no espaço do Culto.

Face à pandemia, 2020 ficará registrado na história da IECLB por mudanças importantes, como o teletrabalho, que manteve o funcionamento da instituição. A situação levou a Igreja a intensificar a produção de ofertas virtuais e isso incluiu, de modo especial, o Culto.

Ministros e Ministras usaram os seus conhecimentos ou foram em busca de ferramentas disponibilizadas pela Internet para não deixar a Comunidade sem Culto. Assumimos a modalidade de Cultos online, algo, até então, irrelevante em nosso meio, na IECLB. Essa busca rápida por uma nova modalidade de Culto acentua o quão central e importante é o Culto para a vida das Comunidades e da Igreja.

Cultos no lar e Devocionais em família são caminhos para a prática da espiritualidade quando não há acesso à tecnologia digital, por isso a Coordenação de Liturgia incentivou essa modalidade e ofereceu diferentes subsídios litúrgicos.

A pandemia exigiu acompanhamento intensivo às pessoas doentes e, especialmente, àquelas que perderam familiares e vivem o luto. Para ajudar no enfrentamento deste sofrimento, a Coordenação de Liturgia elaborou subsídios litúrgicos, sob o título Rituais em tempos de aflição: doença, sepultamento e luto, abrangem situações de doença, internação hospitalar, recuperação e também morte, sepultamento e luto.

Coordenação de Liturgia da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br