Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 797

Quarta-feira, 06 de Julho de 2022

Porto Alegre / RS - 09:55

Atualidade - Notícia

Associação Diacônica Luterana (ADL)

   A Associação Diacônica Luterana (ADL), em Serra Pelada/ES, comemorou os seus 60 anos de história nos dias 2 e 3 de abril de 2016.

   A ADL é uma organização não governamental, sem fins econômicos, que, desde 22 de fevereiro de 1956, busca a formação ética e profissional de cidadãos e cidadãs por meio de uma educação libertadora, humanitária e que leva as pessoas jovens a enfrentar os desafios que lhe são colocados pela sociedade com um olhar crítico sobre o contexto em que vivem, valorizando o espaço onde estão situados e descobrindo formas e instrumentos para transformá-lo.

Associação Diacônica Luterana (ADL)

   O Culto festivo ocorreu no domingo de manhã, celebrado por 24 Ministros e dois estudantes de Teologia. Entre os Ministros, estavam presentes o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, o Pastor Sinodal do Sínodo Espírito Santo a Belém, P. Joaninho Borchardt, o Pastor Vice-Sinodal, P. Lourival Fehlberg, o Pastor Presidente da ADL, P. Emerson Lauvrs, além do Superintendente da Associação, P. Siegmund Berger.

   A prédica foi conduzida pelo P. Nestor, que ressaltou a importância de comemorar a vida, mesmo em meio a tantos sinais de morte. A ADL aparece como uma instituição importante neste sentido, pela sua contribuição para a vida de tantos jovens, para as Comunidades e as Paróquias da IECLB.

Associação Diacônica Luterana (ADL)

   Também participaram da celebração exalunos da primeira turma da ADL, de 1956, Valdemar Holtz , Siegfried Seibel, Ervino Schuwanz e Cristiano Küster, que tiveram a oportunidade de contar parte do início dessa história. Além desses, foram lembrados outros ex-alunos e ex-funcionários presentes, que contribuíram para que a instituição chegasse até aos 60 anos de serviços prestados à IECLB, às suas Paróquias, às suas Comunidades e à sociedade em geral.

   Durante a celebração, também houve o lançamento da Revista da ADL, com histórico e novidades sobre a Associação, do seu novo CD, com músicas compostas apenas por funcionários, alunos e ex-alunos. Todas as músicas do Culto tiveram como fonte este álbum e foram executadas por Trombonistas de diversas Paróquias do Sínodo e também pelo Coral Vozes da Esperança.

   Estiveram presentes, ainda, autoridades civis, como a representante do Vice-Governador do Espírito Santo, Célia Kiefer, o Prefeito de Afonso Cláudio, Wilson Berger, o Prefeito de Laranja da Terra, Joadir Loureiro e o Prefeito de Santa Maria de Jetibá, Eduardo Stuhr.

   Após a celebração, a festa continuou com almoço, apresentações culturais, leilão e a disponibilização de uma sala para visitação com registros da sua história.

   Para o P. Siegmund Berger, “A festa da ADL foi uma grande celebração e o reencontro de pessoas amigas. Foi possível valorizar essa data comemorativa e, ao mesmo tempo, captar recursos para a manutenção da instituição. Foi muito importante a participação do Pastor Presidente da IECLB e dos demais Ministros do Sínodo Espírito Santo a Belém. Agradecemos o empenho de diversas pessoas que colaboraram para esse aniversário e para essa história. Que venham mais muitos anos de instituição e, com ela, o trabalho diaconal e a transformação social!”.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br