Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 794

Quarta-feira, 06 de Julho de 2022

Porto Alegre / RS - 10:08

Atualidade - Notícia

A missão de Deus NÃO está à venda

   O  A p ó s t o l o Paulo define que, em sua missão, Deus reconcilia as pessoas e as torna suas amigas. Missão é o agir de Deus em favor da humanidade, por meio de Cristo. Desse ato de amor de Deus, o ser humano se apropria por meio da fé, é de graça! Aí está o núcleo da mensagem do Evangelho! Com base nisso, a palavra do apóstolo nos diz que a pessoa alcançada por essa mensagem tornase mensageira de Deus. Isso significa que toda pessoa e cada Comunidade está sob um mandato missionário.

   Alcançada pela missão de Deus, a Comunidade cristã sabe-se privilegiada e partilha o Evangelho que busca a reconciliação, a pacificação entre Deus e as pessoas, bem como entre as pessoas e delas com a Criação. Isso ocorre mediante a Palavra proclamada (evangelização), a Palavra encarnada nas obras de amor (diaconia), o culto, louvor e a adoração a Deus (liturgia) e a partilha das alegrias e cargas entre as pessoas que creem (comunhão).

   [...] Para 2016, temos o desafio de organizar a nossa ação missionária a partir dos impulsos do Tema do Ano, que anuncia: Pela graça de Deus, livres para cuidar: a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda. Como pessoas e Comunidades que foram alcançadas pela mensagem da reconciliação do Deus missionário, vivemos sob a sua graça libertadora. Isto nos torna pessoas livres para testemunhar a missão de Deus e, ao mesmo tempo, responsáveis para cuidar da fé, das pessoas e da natureza.

   [...] Por Cristo, com Cristo e em Cristo, tudo é objeto da graça e do amor de Deus, por isso a vida cristã, que é missionária, tem o seu centro no cuidado. [...] A mensagem da reconciliação dada por Deus entra em conflito com aquelas pessoas que, com a sua sedução, prepotência e destruição, procuram fazer com que a vida gire em torno dos seus interesses menores.

   Esse é o centro da mensagem evangélica que Lutero redescobriu e que celebraremos em 2017, no Jubileu dos 500 anos da Reforma. [...] Essa celebração nos leva a perguntar pelo futuro: Que Igreja queremos ser nos próximos 500 anos? O que podemos afirmar é que Deus, em Cristo, nos torna seus amigos e suas amigas, nos torna pessoas livres para cuidar. O Lema do Ano, Buscai o bem e não o mal (Amós 5.14a), nos chama a gestos concretos. [...] Esse é o nosso compromisso enquanto pessoas, Comunidades e Paróquias missionárias da IECLB, que não negociam a missão!

   Neste cenário, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem [...] oportuniza, mediante a generosidade, exercer o cuidado na missão de Deus. [...] A Vai e Vem é o firme testemunho de que a manutenção-sustentabilidade e a ação missionária precisam caminhar juntas, pois ambas fazem parte da missão.

   Uma Comunidade missionária, que testemunha o agir reconciliador e pacificador de Deus, se caracteriza por ser uma Comunidade acolhedora. Nessa Comunidade, as pessoas são envolvidas pela Palavra transformadora do Evangelho, são sustentadas pelo serviço e pelo culto a Deus, são motivadas pelo amor dos irmãos e das irmãs, de maneira que cresçam e se fortaleçam na vida de fé e testemunho no mundo

   A missão de Deus NÃO está à venda! Podemos contribuir com Deus em sua missão por meio da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB. Esta contribuição se nutre da relação entre a fé, a gratidão e o compromisso dela decorrentes. A Campanha também nos possibilita: refletir sobre a nossa essência missionária, elaborar caminhos pedagógicos para aprendermos gestos missionários, promover ações missionárias que busquem propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal, na família e na Comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo.

Venha fazer parte da Vai e Vem,
a Campanha de Missão da IECLB!
Ajude a testemunhar que

A missão de Deus NÃO está à venda

P. Dr. Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br