Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 793

Terça-feira, 28 de Junho de 2022

Porto Alegre / RS - 06:07

Atualidade - Notícia

Reunião da Presidência com Pastor@s Sinodais

   Com a leitura de Amós 5, fonte do Lema da IECLB para 2016, Buscai o bem e não o mal (5.14a), que apoia o Tema do Ano Pela graça de Deus, livres para cuidar, o Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, destacou esta oportunidade de estreitar relações entre os Pastores e as Pastoras Sinodais e entre estes e estas e a Presidência, a Secretaria Geral da IECLB, dando início à primeira das duas reuniões anuais entre a Presidência e os Pastores e as Pastoras Sinodais com a participação da Secretaria Geral, realizada de 15 a 18 de março de 2016, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei (Cecrei), em São Leopoldo/RS.

   No primeiro dia, o P. Silvio Schneider, ExDiretor do Departamento de Missão e Desenvolvimento da Federação Luterana Mundial (FLM), discorreu sobre o documento The SelfUnderstanding of the Lutheran Communion (Autocompreensão da Comunhão Luterana), traduzido por ele para a Língua Portuguesa durante o período em que ocupou o cargo na Federação. Ex-Pastor Presidente da IECLB e ex-Moderador do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o P. Dr. Walter Altmann, foi convidado para auxiliar nas reflexões sobre o entendimento da confessionalidade luterana na IECLB a partir desse documento da FLM.

   O principal assunto do segundo dia foi o Cuidado da Ação Missionária. A explanação sobre reflexões, propostas e articulações incluiu a abordagem sobre Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), Planejamento Estratégico, Projetos Missionários, Rede de Diaconia, Missão Global e Estatísticas. O P. Ms. Leonídio Gaede, Assessor de Planejamento Estratégico, forneceu um panorama do processo de implementação do PE na IECLB.

   A nona edição da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem, cuja chamada é A missão de Deus NÃO está à venda, foi apresentada ao grupo, lembrando que o lançamento, neste ano, será em 15 de maio, Pentecostes, e o encerramento, em 25 de setembro.

   Informes a respeito de três dos cinco Programas de Gestão (2015-2018), Acompanhamento a Estudantes de Teologia, Acompanhamento a Candidatos e Candidatas ao Ministério e Acompanhamento a Ministros e Ministras, foram os principais temas do terceiro dia do encontro. Na visão integrada do processo de Formação, Habilitação e Ação Ministerial, destacou-se o investimento em Formação teológica feito pela IECLB nos últimos anos.

   Entre os principais tópicos abordados na sexta-feira, última dia da Reunião, estiveram o Cuidado com a Comunicação na IECLB e a Mensagem Pastoral às Comunidades.

   No que se refere ao Cuidado com a Comunicação, o P. Nestor pediu que o grupo ponderasse sempre no sentido do ‘zelo pela confessionalidade’ no momento de fazer postagens no mundo virtual, especificamente, no Portal Luteranos e no Facebook.

   O exercício é no sentido refletir se os textos, as fotos e, principalmente, os comentários postados vão somar para a instituição como um todo, reforçando o que nos une como luteranos e luteranas, ou apenas chamam atenção para as nossas diferenças. “O chamado é para, também na Área da Comunicação, cuidarmos bem do bem a IECLB, ou seja, cuidar com o que falamos, com o que postamos, com o que curtimos, pois tudo tem implicações para a Igreja”, frisou o Pastor Presidente.

   Na pauta do dia esteve, ainda, a leitura conjunta da Mensagem Pastoral às Comunidades da IECLB, elaborada a partir do documento emitido pela Presidência Do confronto ao diálogo - uma palavra da IECLB, emitido em 11 de março de 2016.

   A Mensagem Pastoral às Comunidades da IECLB, construída pelo grupo de Pastores e Pastoras Sinodais, em conjunto com a Presidência da Igreja, foi enviada a todas as Comunidades da IECLB, além de divulgada no Portal Luteranos (ler página 15 do Jorev).

Agradecendo a rica participação e o empenho de todo o grupo participante do encontro, o P. Nestor encerrou a reunião, desejando uma abençoada Páscoa.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br