Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Meditação: Tema do Ano 2015 IECLB: Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar

Então, Jesus perguntou: sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17)

03/02/2015

- Oi, tudo bem? - Oi, tudo bem, e você? - Tudo bem!

Esse é o inicio da conversa. Talvez ela continue ou termine por aqui. Depende do interesse de uma pessoa pela outra, do vinculo entre elas, do tempo de que dispõem. Pode ser que esteja tudo bem mesmo, que a pessoa esteja satisfeita naquele momento, ou, quem sabe, ela responda automaticamente que esta bem e não esteja. Já aconteceu com você?

Na comunicação, tão importantes quanto as palavras ditas são os gestos que as acompanham. As vezes, os olhos dizem mais dos que as palavras. Um sorriso revela muito mais do que frases inteiras. Como se descobre isso? Por meio de uma comunicação que vai além do falar, que também sabe ouvir com atenção, ouvir com o coração! Comunicar é dar o seu tempo de presente para a outra pessoa, (com)partilhar alegrias e preocupações. Assim nasce um dialogo, uma troca de ideias e de sentimentos, surge uma ponte. Comunicação autêntica cria e fortalece vínculos.

As vezes, alguém pergunta: - Está tudo bem mesmo? Talvez seja hora de parar para ouvir ou caminhar ao lado da outra pessoa ou apenas abraçar, em um silêncio que diz muito. E o que Jesus Cristo nos mostra por meio das suas atitudes: ele se aproxima das pessoas, sem distinção, e faz com que sintam que são valiosas e amadas. Jesus tem tempo para o encontro, seja com um individuo ou com uma multidão. Ele convida para que quem o segue tenha ouvidos atentos: Se vocês têm ouvidos para ouvir, então ouçam (Marcos 4.9). Jesus também sabe e quer ouvir. Ele se aproxima de dois dos seus seguidores,caminha ao lado deles e lhes pergunta: Sobre o que vocês estão conversando pelo caminha? (Lucas 24.17).

Esse versículo mostra o jeito de Jesus se comunicar e é um convite para colocá-lo em prática nas relações comunicativas atuais: aproximar-se da outra pessoa, andar no seu ritmo, ouvir antes de falar, mostrar um interesse autêntico, orar com ela e por ela, perceber quando é hora de ir ou de ficar um pouco mais. Isso é um convite para a comunidade cristã e para cada pessoa em particular.

O Tema da IECLB em 2015 é Igreja da Palavra - chamad@s para comunicar. Que Igreja é essa? Que Palavra ela é chamada para comunicar?
A Igreja é de Jesus Cristo, formada por pessoas batizadas, que creem nele como o seu Senhor e Salvador. São pessoas que sabem que são amadas por Deus, tanto nos momentos em que está “tudo bem”, quanto nas horas em que não está. Gente que sabe que é salva por causa da sua fé, por isso é agradecida e passa esse amor adiante, tanto em palavras quanto em gestos de acolhimento, perdão, amor, escuta.

A Palavra que ela é chamada para comunicar não é qualquer uma, mas com “P” maiúsculo, é a Palavra de Deus. Ele vem ao mundo em Jesus Cristo, como a Palavra que liberta, que convida para um novo jeito de ser e de viver, e o seu Espirito Santo dá coragem e ânimo para para passar essa Palavra adiante.
A Igreja da Palavra presta atenção no que se passa dentro dela e a sua volta, tem olhos e ouvidos atentos às necessidades de todas as pessoas, em todos os lugares. A Igreja é chamada para comunicar o amor de Deus também é critica, denunciando erros e injustiças. Ela faz uso consciente e coerente dos meios de comunicação, para que eles promovam o bem e a vida que Deus quer para toda a sua Criação.

O Reformador Martim Lutero disse que a essência da vida cristã estão na fé e no amor. A fé recebe, o amor dá de si. A fé leva a pessoa para Deus, o amor leva Deus às pessoas. Esse caminho de vai e vem entre a fé e o amor também é comunicação — comunicação cristã, que envolve Palavra e ação.
Quem aceita a Palavra é chamado a vivenciá-la, a comunicá-la de todas as maneiras, por meio de sons, letras, gestos e atitudes. Você também é Igreja e é chamad@ a comunicar a Palavra.

Tudo bem?

Pastor Jaime Jung - Novo Hamburgo/RS
 


Autor(a): Pastor Jaime Jung - Novo Hamburgo/RS
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Santos (SP)
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 24 / Versículo Inicial: 17 / Versículo Final: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 31530

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br