Cuidado com a Criação



ID: 2691

Ora et Labora: um Legado da Reforma Protestante

05/11/2015

Cisterna junto à Igreja
Comunidade Vila Velha - ES
1 | 1
Ampliar

Ora et labora, na perspectiva luterana, significa orar e trabalhar por aquilo que se pede em oração. Ou seja, é pedir a Deus para que Ele, com o seu poder e misericórdia, modifique uma situação. Mas significa também que a pessoa que ora, trabalhe, isto é, faça aquilo que está ao seu alcance para que a referida situação se transforme.

Diante da crise ambiental e hídrica que estamos vivendo no ES e no sudeste, a Comunidade Bom Pastor, da Paróquia de Vila Velha muito tem orado a Deus. Mas não tem ficado somente na oração, também atuou no sentido de realizar ações que, ao menos, minimizem os referidos problemas da crise hídrica.

Orientada pela Palavra de Deus e dialogando pelo caminho, decidiu captar a água da chuva do telhado de suas instalações. Para isso, construiu uma cisterna, cuja água captada é utilizada na limpeza geral, na irrigação das plantas e nos vasos sanitários. São em torno de 800 metros quadrados de telhado, que através de calhas e tubulações, recolhem a água da chuva para a cisterna que tem potencial de armazenar 50 mil litros.

Esta iniciativa contribuiu para economizar a água tratada, reaproveita a água da chuva e ainda, ameniza os alagamentos/inundações em Vila Velha, em épocas de muita chuva.

A cisterna é também um espaço educativo através do qual a Comunidade vai tomando consciência da questão da água no mundo. Serve também como orientação para as pessoas programarem ações em seu cotidiano, no âmbito familiar, como por exemplo, economizar água e captar a água da chuva.

A divulgação desta iniciativa neste jornal quer animar outras Comunidades e famílias a orarem, mas também a fazerem o que está ao alcance de cada um/a. Cuidar da água é tarefa urgente e compete a todos/as. Cada pessoa, individualmente, cada grupo social, cada Comunidade e cada Entidade social deve estudar a melhor forma de poder participar deste grande movimento de cuidar das águas. A situação nos pede urgência.

Em meio a Campanha Orgulho de Ser Luterano, promovida pela UP Grande Vitória, a Comunidade Bom Pastor tem orgulho pelo testemunho que tem dado na questão da coleta e cuidado da água.

Dia 15 de novembro deste ano, às 10h, na Comunidade Bom Pastor, será realizado Culto Festivo de gratidão a Deus e inauguração da Cisterna. Todos e todas são convidados/as. A Comunidade crê que “a areia quente do deserto virará um lago e haverá muitas fontes nas terras secas” (Is. 35.7).
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
REDE DE RECURSOS
+
Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
João 8.31-32
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br