Cuidado com a Criação



ID: 2691

Itapema (SC) decide monitorar pegada ambiental

15/06/2014

Comunidade durante o culto
Pastor Clovis Lindner durante a pregação sobre o Galo Verde
Membros da diretoria e voluntários ouviram detalhes da implantação do programa de gestão ambiental
1 | 1
Ampliar

Um culto especial, na manhã do dia 15 de junho no balneário de Itapema (SC), marcou a entrada oficial daquela comunidade litorânea no Programa Ambiental Galo Verde-PAGV. O pastor Clovis Horst Lindner, coordenador do PAGV do Sínodo Vale do Itajaí, apresentou prédica-palestra durante a celebração oficiada pelo ministro local, pastor Günter Bayerl Padilha.

Com base na parábola dos dois fundamentos, em Lucas 6.46-49, o pastor Lindner comparou a humanidade ao mau construtor, que edificou sobre a areia com sua relação predatória com a Criação de Deus. “Se destruirmos a Terra, nossa única casa, mesmo que digamos haver outros planetas iguais no Universo, não haverá caminhão de mudança para lá”, provocou o pastor.

Depois de arrolar os principais problemas ambientais globais e a falta de cuidado ecológico doméstico, o pastor listou uma série de situações em que a própria igreja deixa uma pegada ambiental destrutiva pelo simples fato de existir e de fazer uso dos recursos da natureza.

“Vamos apenas usar os nossos púlpitos para pregar como o mundo deve cuidar melhor da Criação, ou vamos dar o exemplo, começando dentro de casa?”, desafiou. O Galo Verde, que é um programa de gestão ambiental voltado para as comunidades, quer nos ajudar a dar o exemplo, disse Lindner.

Após o culto, alguns integrantes do presbitério da paróquia de Itapema e diversos voluntários participaram de uma reunião que detalhou os passos necessários para implantar o Galo Verde em Itapema. “Estamos dispostos a encarar o desafio e já na próxima reunião da diretoria vamos registrar a nossa decisão em ata”, proclamou o presidente Walter Montá.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br