Cuidado com a Criação



ID: 2691

Galo Verde articula entidades para comemorar os 60 anos do Parque São Joaquim

12/05/2021


O start foi dado ao final de uma live (Diálogos Sempre Verdes) promovida pelo Programa Ambiental Galo Verde no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, sob o tema “A importância do Parque Nacional de São Joaquim e suas nascentes”. Ali, por unanimidade dos participantes, avaliamos que, “organizar uma ‘festa de aniversário’ para o Parque seria uma forma de divulgá-lo e defender a continuidade de sua proteção e cuidado”. De lá para cá já aconteceram 3 reuniões virtuais de planejamento: 14 e 30 de abril e 10 de maio. Até o momento estão envolvidas em torno de 9 entidades e 21 voluntários e voluntárias. E a programação já está tomando forma.

Devido a Pandemia e as conseqüentes restrições, a maior parte da Programação será virtual. As ideias foram coletadas por um brainsotorming, sendo que cada entidade executará uma proposta.

  • Para a abertura e lançamento dos eventos está sendo editado um vídeo (pela APREMAVI).
  • Nas três semanas que antecedem o aniversário (6 a 27 de junho) acontecerão pequenas palestras sobre a importância das pesquisas e novas descobertas da ciência na área do Parque (Herbário Barbosa Rodrigues).

O foco das atividades acontecerá mais intensivamente de 3 a 6 julho.

  • O Galo Verde promoverá um “Diálogos Sempre Verdes” sobre o Plano de Utilização Pública (PUP) do Parque, entrevistando o Sr. Paulo Santi (Chefe do Parque), um/a condutor/a e um/a visitante.
  • Atividade presencial deve acontecer no final de semana, com uma caminhada com a Imprensa.

Fechando a programação acontecerão duas lives:

  • uma enfocando as belezas do Cânion do Funil – 5 de julho (organizada pela Comissão de Defesa dos Aparados da Serra);
  • e outra, no dia do Aniversário do Parque, tratando das ameaças de redução da área do Parque com a presença de representantes da Frente Parlamentar Ambientalista para um debate sobre Projeto de Lei que tramita no Senado intencionando mudar o nome do Parque e reduzir 20% de sua área.

Ainda podem acontecer o “Abraço Virtual” ao Parque, com Escoteiros da Região e uma “Passarinhada” com Observadores Brasileiros de Aves (OBA) e busca-se ainda contato com Equipe de Escalada, mas vai depender da situação da pandemia até lá.

Tarefa muito importante terá o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação: produção de material, divulgação da programação, divulgação de fotos e vídeos, articulação com a imprensa, divulgação semanal de pequenas notas (copy) temáticas.

A história de criação do Parque remonta a Jânio Quadros, Presidente do Brasil. Naquela época não havia IBAMA, ICMBio e muito menos Ministério do Meio Ambiente. Mas a sociedade brasileira já estava atenta à proteção e conservação da natureza. Assim, em 6 de julho de 1961, por meio do Decreto Nº 50.922, foi criado o Parque Nacional de São Joaquim. Localizado nas regiões Serrana e Sul do estado de Santa Catarina, com área distribuída hoje pelos municípios de Bom Jardim da Serra, Grão-Pará, Lauro Müller, Orleans e Urubici, abrange uma área de 49.300 hectares.

O Programa Ambiental Galo Verde, tendo abraçado a meta de difundir o Parque e defende-lo de ameaças, tem articulado diferentes entidades para juntas celebrarem o aniversário de 60 anos do PARNA SÃO JOAQUIM. Crê estar assim ajudando no cuidado da criação perto de nós para que os benéficos sejam usufruídos por quem está longe. Acompanhem mais detalhes da programação pelo www.galoverde.org.br

Evandro Meurer Pastor da IECLB
 Voluntário no Galo Verde
Mobilizador do GT pró PNSJ
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito de Deus se une com o nosso espírito para afirmar que somos filhos de Deus.
Romanos 8.16
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br