Cuidado com a Criação



ID: 2691

Crise mundial, ecologia e biodiversidade marcaram agenda de Fórum de Teologia

29/01/2009

O III Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL), reunido em Belém de 21 a 25 de janeiro, conseguiu desafiar a teologia a integrar a ecologia e a biodiversidade em sua pauta, embora ainda falte a teólogos e teólogas a apropriação para “teologizar” sobre essas questões.

A análise é do secretário-geral do FMTL, o doutor em Teologia e frei capuchinho Luiz Carlos Susin, apresentada em entrevista para o Instituto Humanitas (IHU) da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Ele destacou a representação ecumênica da África, Ásia e América Latina, mas admitiu uma dívida do Fórum quanto à integração da área ortodoxa.

Ecologia e biodiversidade são pautas futuras da teologia. O FMTL também proporcionou, na análise de Susin, a troca de experiências, de maior conhecimento entre todo o mundo das diversas partes, ouvindo linguagens diferentes e inspirando a pauta da teologia para os próximos tempos.

“Se nós, por exemplo, aqui em Belém, escutamos bem o que aconteceu nesse Fórum, precisamos ter uma pauta que leve a sério essa urgência, essa lacuna, essa necessidade de trabalhar a nossa linguagem para conectá-la com o que está acontecendo na biodiversidade hoje”, disse. O tema do evento versou sobre “Água, Terra, Teologia para Outro Mundo Possível”.

O Fórum também tratou da crise da humanidade, “crise axial” que abrange uma mudança de eixo da humanidade, “que vai além da sua história como a conhecemos, seja por razões de globalização, seja pela crise do modelo, de tal maneira que vamos nos obrigar a fazer uma grande mudança no modo de vida, do que talvez nós nem tenhamos total consciência. Nós só estamos recebendo os primeiros sinais”, avaliou. (Fonte: ALC)

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus, ao atender uma oração, atende-a de modo maravilhoso e rico, assim que o coração humano é por demais apertado para poder compreendê-lo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br