Cuidado com a Criação



ID: 2691

Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável

Rio+20

13/06/2012

Rio 20-Culto
Rio+20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio 20-Culto
Rio+20-Recepção
Rio 20-Recepção XVI
Rio+20-Recepção XV
Rio+20-Recepção XIV
Rio+20-Recepção XIII
Rio+20-Recepção XII
Rio+20-Recepção XI
Rio+20-Recepção X
Rio+20-Recepção VIII
Rio+20-Recepção VII
Rio+20-Recepção VI
Rio+20-Recepção V
Rio+20-Recepção IX
Rio+20-Recepção IV
Rio+20-Recepção III
Rio+20-Recepção II
Rio+20-Recepção I
Rio+20-CONIC-Rio
Cantagalo
Rio+20 III
Rio+20 I
Rio+20 II
Cantagalo XII
Cantagalo XI
Cantagalo X
Cantagalo VIII
Cantagalo VII
Cantagalo VI
Cantagalo V
Cantagalo IX
Cantagalo IV
Cantagalo III
Cantagalo II
Cantagalo I
1 | 1
Ampliar

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro, reuniu Delegados de organizações nacionais e internacionais, que discutiram o tema O Futuro que queremos. No dia 20, participaram da Conferência a Presidente da República, Dilma Rousseff, e outros Chefes de Estado. O encontro marca os 20 anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), também no Rio de Janeiro/RJ, e contribuiu para renovar o compromisso político e definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Com dois temas principais: a) a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e b) a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, a Conferência teve três momentos: de 13 a 15, aconteceu a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reuniram representantes governamentais para negociações dos documentos adotados na Conferência. De 16 e 19, foram programados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. De 20 a 22, ocorreram o Segmento de Alto Nível da Conferência, com a presença de Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Alguns momentos merecem destaque na participação da IECLB na Rio+20:
- Na noite de 19 junho, o culto celebrativo realizado na Paróquia Martin Luther/RJ, oficiado pela Pa. Cristine Drini, Pastora da Evangelische Lutherische Kirche in Bayern (ELKB), que está na Comunidade do Rio de Janeiro, com a participação do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Nestor Friedrich, integrando os jovens luteranos do projeto Criatitude com a comunidade carioca.

 - No dia 20 de junho, na Paróquia Martin Luther, a recepção que a IECLB ofereceu ao Cônsul Geral da Alemanha, à ELKB, às delegações da Federação Luterana Mundial (FLM), do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), do Evangelischer Entwicklungsdienst (EED) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD), ao Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), ao Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), aos Ministros e leigos que atuam e vivem no Rio de Janeiro, além dos jovens luteranos presentes na Rio+20.

Na sua palavra inicial, o Pastor Presidente saudou o Bispo Heinrich Bedford-Strohm “A IECLB, como a ELKB, traz no seu DNA a abertura para a ecumene e o compromisso com a mesma. Nesta Comunidade está atuando uma Pastora que vem da ELKB, a colega Christine Drini. No domingo passado, a Pa. da IECLB Adriane Sossmeier foi instalada para atuar, em parceria com o ex-Bispo da ELKB Johannes Friedrich nas Kirchengemeinden Bertholdsdorf und Windsbach, im Evangelisch-Lutherisches Dekanat Windsbach. Ao fazer menção a essa atuação de Pastores, sublinho que, ao lado dos debates teológicos, como ocorre nas Konsultationen a cada dois anos, a parceria entre IECLB e ELKB contém esse componente da presença, convivência e aprendizado na vida em comunidade, o que muito fortalece a nossa atuação como Igreja de Jesus Cristo na missão de Deus. Caminhamos como parceiros em meio às perguntas que exigem uma conversão do mundo, o que motiva a realização da Rio+20. Ao mesmo tempo, buscamos relacionar todo esse debate global com o testemunho comunitário local”.

No cumprimento aos presentes, disse o P. Nestor “Desenvolvimento sustentável, economia verde inclusive e sociedade sustentável são algumas das expressões que ouvimos especialmente neste mês de junho, relacionadas à Rio+20. Do ponto de vista da Igreja de Jesus Cristo, mais precisamente, do ponto de vista das Igrejas e entidades que aqui estão representadas neste encontro de confraternização, cabe-nos lembrar que aquelas expressões têm sido traduzidas por ´Justiça, paz e integridade da Criação´ ou, de modo mais simples, ´cuidado da Criação de Deus´”.

 - No dia 22, a participação do Pastor Presidente da IECLB e do Bispo ELKB no evento paralelo Perspectivas Éticas e Religiosas sobre o Futuro que Queremos, realizado em parceria com o CMI, a FLM e a Caritas Internationalis, e moderado pelo do Moderador do CMI, P. Dr. Walter Altmann. Na ocasião, o Bispo encorajou as pessoas de fé a somarem esforços contra a deterioração ambiental e apontou a inspiração e o incentivo dois elementos essenciais mudar o mundo, afirmando que, nesse sentido, as religiões têm muito a oferecer. O Pastor Presidente completou “O que nós vimos aqui mostra que a distância entre a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável e a Cúpula dos Povos reflete a necessidade urgente de aumentar a participação da sociedade civil no diálogo global”.

 - A visita do P. Nestor Friedrich, a convite do P. em. Mozart Noronha, acompanhado do P. Pedro Puentes, a um projeto que há mais de 30 anos orienta famílias das favelas do Cantagalo e do Pavão-Pavãozinho, em Ipanema e Copacabana. Trata-se do Centro Social Bom Samaritano, que cuida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 - Jovens da IECLB participaram do conjunto de eventos paralelos a Rio +20. Eles foram escolhidos pela Secretaria da Ação Comunitária para participar do programa Criatitude - Rumo à Rio +20, da Secretaria Geral da IECLB e Fundação Luterana de Diaconia (FLD), com o apoio da Federação Luterana Mundial (FLM). A proposta procurou facilitar a participação de jovens luteranos na Cúpula dos Povos na Rio+20, por Justiça Social e Ambiental, um evento organizado pela sociedade civil global em contraposição ao evento oficial da Rio+20. A Cúpula dos Povos aconteceu de 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, com a participação de 20 mil pessoas. Ao final, um documento de quatro páginas, chamado Declaração Final da Cúpula dos Povos, foi entregue ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br